O presidente da Comissão de Combate à Corrupção Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), José Firmino de Oliveira, proferiu palestra sobre crimes eleitorais no município de Chã Preta, no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora da Conceição, no último domingo (16).
Após a palestra, os representantes da Comissão e da Igreja, além de funcionários da OAB/AL, percorreram as principais ruas da cidade distribuindo aos moradores as cartilhas educativas “Eleições Limpas”, elaborada pela Arquidiocese Metropolitana de Maceió, e “Eleições 2012”, confeccionada pela seccional alagoana.
O evento, que foi uma iniciativa da Igreja Católica de Maceió, contou ainda com as palestras do presidente da Comissão de Educação e Política da Arquidiocese de Maceió, padre Walfran Fonseca; de Leoneide Novaes, que é membro da comissão, e do padre Lídio Torres, que é o pároco da Igreja de Nossa Senhora da Conceição e que solicitou a palestra sua paróquia.
DENÚNCIAS – Além de fazer palestras de conscientização dos eleitores, a Comissão de Combate à Corrupção Eleitoral recebe denúncias de crimes eleitorais, que são repassadas aos órgãos competentes para apuração. As denúncias deverão ser narradas com detalhes, indicando os nomes dos envolvidos nas fraudes e onde e quando ocorreu ou está ocorrendo o fato criminoso. Se possível, indicar provas testemunhais e juntar documentos, fotos ou vídeos que comprovem a prática do crime denunciado. O nome do denunciante poderá ser mantido em sigilo.
As denúncias podem ser feitas pelo telefone 2121 3207, no site da OAB/AL (www.oab-al.org.br) ou diretamente na sede da entidade, no Centro, ou nas subsecções da OAB em Penedo, Palmeira dos Índios, São Miguel dos Campos, União dos Palmares e Arapiraca.