Mergulhos nas praias do Riacho Doce, em Maceió, e de Duas Barras, em Jequiá da Praia, feitos essa semana, servem à continuidade do projeto Inventário dos Ambientes Marinhos e Lagunares do Estado de Alagoas, realizado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA). O trabalho coordenado por biólogos teve início em outubro do ano passado e deve durar mais dois anos.

Durante os três anos de atividades serão observadas as condições dos ambientes marinhos, em toda a costa do estado. A equipe é multidisciplinar, mas nos trabalhos dessa semana há o envolvimento dos dois biólogos contratados especialmente para o projeto e mais três estagiários. Amanhã (18) o grupo deve mergulhar na praia de Duas Barras, em Jequiá da Praia, hoje (19) e quarta-feira (19) os mergulhos acontecem no Riacho Doce, em Maceió. Embaixo d’água a equipe observa e fotografa aspectos da flora e da fauna, além de colher informações para posterior análise.

Um dos objetivos do diagnóstico é poder propor o uso sustentável dos ambientes marinhos e lagunares, de modo que os impactos causados pela exploração, principalmente sócio-econômica, possam ser minimizados. O projeto é realizado pelo gerenciamento Costeiro (Gerco) a partir de convênio firmado com a Petrobrás.