O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE/PI) aprovou nesta segunda-feira o pedido de envio de tropas federais para 136 municípios piauienses dos 224 existentes. A alegação para a demanda foi o histórico de violência, o reduzido efetivo de policiais militares e a polarização radical entre os candidatos nas cidades contempladas.

O vice-presidente do TRE, desembargador José Ribamar de Oliveira, destacou que o pedido é também para resguardar a segurança da sociedade. "Historicamente em alguns municípios as eleições municipais envolvem fortes emoções entre os candidatos. A situação pode levar ao acirramento de ânimos e polarização radical e violenta das condutas por parte dos envolvidos na disputa", afirmou o desembargador.

Os juízes das comarcas alegaram ainda que a presença do Exército é importante para vigiar as urnas eletrônicas, coibir a boca de urna, compra de votos e transporte ilegal de eleitores. Acatando aos pedidos das autoridades locais, o TRE irá encaminhar ao Superior Tribunal Eleitoral, responsável pela palavra final sobre o envio das tropas, a relação dos municípios que querem ser beneficiados com a presença de homens do Exército.