Uma equipe de profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Aeromédico, foi mobilizada no último sábado (15), para prestar atendimento ao ciclista alagoano Genivaldo Pedro da Silva, 54 anos. Ele estava no município cearense de Cariri, próximo de Juazeiro do Norte, quando sofreu um infarto.
Segundo o médico Benício Bulhões, que acompanhou o caso, o paciente foi trazido do Hospital Regional do Cariri, no Ceará, para o Hospital do Açúcar, em Maceió, onde se encontra internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “Nos primeiros momentos do infarto, o paciente apresentou perda da consciência, tontura, dor no peito e desidratação, sintomas específicos do surgimento do problema”, informou.
Além da equipe da aeronave, foi mobilizada também uma Unidade de Suporte Avançado (USA - UTI móvel) para encaminhar o paciente até o Setor de Cardiologia do Hospital do Açúcar. De acordo com a diretora do Samu de Maceió, Aparecida Auto, foram mobilizados o médico João Marques, a enfermeira Josilene Lima, a técnica de enfermagem Jocelma Oliveira de Freitas e o condutor socorrista Petrúcio Félix.
“Graças a Deus fui salvo”, disse o paciente ao chegar em Maceió, por volta das 17h30 do último sábado (15). De acordo com Joelma da Silva, filha de Genivaldo da Silva, o quadro clínico do paciente é estável. Na tarde desta segunda-feira (17) ele deve realizar novos exames. Este seria o 18º passeio ciclístico que ele faria a Juazeiro do Norte, para visitar a terra do Padre Cícero.









