Na noite desta segunda-feira, dia 17 de setembro, um caso raro foi julgado no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Após o término da partida entre CRB e ASA, pela Série B do Campeonato Brasileiro, o presidente da Comissão Estadual de Arbitragem de Alagoas (CEAF/AL), Hercules Martins da Silva, visitou a sala de arbitragem, culminando em uma briga com o quarto árbitro. Pelo ato, o mandatário foi absolvido pela Primeira Comissão Disciplinar.
Após o término da partida entre CRB e ASA, no último dia 25 de agosto, o árbitro Charles Hebert Cavalcante Ferreira relatou que o presidente da CEAF/AL entrou no vestiário exclusivo à equipe de arbitragem para, inicialmente, parabenizá-los pela atuação. Porém, as conversas tomaram outros rumos em pouco tempo.
Hercules Martins da Silva aproveitou então o momento para indagar o quarto árbitro, Flávio Feijó, sobre uma “situação administrativa ocorrida durante a partida”. Em seguida, o denunciado e o quarto árbitro iniciaram uma discussão, que tiveram de ser contidos para que não houvesse uma briga com contato físico.
Por conta disso, Hercules acabou denunciado por infração ao artigo 258-B (invadir local destinado à equipe de arbitragem, ou o local da partida) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, o que poderia lhe render suspensão de 15 a 180 dias.
Osvaldo Sestário defendeu o presidente do CEAF/AL no Tribunal. "O presidente é assessor e presidente local da arbitragem. Ele se dirigiu ao vestiário onde a porta estava aberta e pediu autorização para entrar. Em seguida, durante a conversa, Hercules chamou a atenção do quarto árbitro por erros cometidos da partida, mas no sentido de instruir o quarto árbitro", disse.
"Por estarem com a porta aberta, a imprensa acabou ouvindo e lançando a informação em um blog. Desta forma, o árbitro da partida informou que iria narrar o ocorrido na súmula, a fim de explicar", sustentou, pedindo a absolvição do mandatário, não entendendo que houve invasão.










