As equipes de basquete representantes de Alagoas, Colégio Marista de Maceió (masculina) e Colégio Anchieta (feminina), conquistaram duas medalhas de bronze neste sábado (15), último dia das disputas dos esportes coletivos pelo torneio da segunda divisão das Olimpíadas Escolares, em Poços de Caldas (MG), etapa para alunos-atletas de 12 a 14 anos.

No torneio masculino, os alagoanos alunos-atletas do basquete do Marista jogaram e venceram pela segunda vez a equipe do SMCE Madureira, do Rio de Janeiro, pelo placar de 46 a 39. Os maiores pontuadores da partida foram o armador Carlysson Alves, com 16 pontos, e o pivô Reinaldo Carvalho, com 13 pontos. “Só tenho a agradecer a Deus, aos nossos pais, ao nosso técnico e a todos do time que deram o máximo para conquistarmos essa medalha. Queremos agradecer também ao Governo Estadual, que trouxe agente de avião”, disse Carlysson.

Muito emocionado, o professor Antônio Rocha, o Baiano, também agradeceu a todos pela conquista. “Estou duplamente emocionado, primeiro porque tenho na equipe um filho aluno-atleta, e depois, como falei para os meninos, esse título é muito importante também porque a medalha de Jebs eu ainda não tinha na minha carreira como técnico. Portanto, estou muito satisfeito e honrado de ter trabalhado com esse grupo de alunos, e principalmente de ter trabalhado aqui com o apoio de todos vocês da comissão técnica da Secretaria de Esportes”, explicou Baiano, ressaltando ainda o imprescindível apoio do Governo de Alagoas.

A outra medalha de bronze foi conquistada no torneio feminino das Olimpíadas Escolares, com as alagoanas do Colégio Anchieta, que venceram, num jogo muito disputado, a equipe do Colégio Cleonice Freire, do Ceará, pelo apertado placar de 50 a 49. As maiores pontuadoras foram Daniele Silva, com 20 pontos, e Júlia Lima, com 18 pontos.

“Essa conquista é resultado do trabalho do basquete alagoano, da secretaria de Esporte e do governo do Estado que nos deu todo o apoio. Agora estamos colhendo os frutos, conseguindo uma medalha este ano, permanecemos na segunda divisão e vamos aguardar o próximo ano para brigarmos por uma medalha de ouro nessa competição”, afirmou o professor e técnico Agilson Alves.

Handebol

No sábado, as equipes alagoanas do handebol masculino do Colégio Contato e a feminina do SEB COC Maceió, também disputaram o terceiro lugar no torneio, mas não conseguiram vencer seus adversários e deixam as Olimpíadas Escolares em um honroso quarto lugar.

A etapa nacional das Olimpíadas Escolares foi uma realização do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que ocorre em duas fases: de 6 a 15 de setembro, na cidade de Poços de Caldas (MG), para atletas de 12 a 14 anos; e de 25 de novembro a 8 de dezembro, em Cuiabá (MT), para competidores de 15 a 17 anos. O Governo de Alagoas patrocinou a viagem aérea de sua delegação.