Uma semana depois do desfile de 7 de setembro, a Avenida da Paz esteve repleta de maceioenses neste domingo (16), comemorando um novo evento, dessa vez, os 195 anos da Emancipação Política do Estado de Alagoas.

Com o tema “Ritmos e Rimas”, destacando o folclore alagoano, o evento foi aberto pelo grupo de “Seresteiros da Pitanguinha”e posteriormente dando espaço para a banda do Corpo de Bombeiros Militar, que saldou a chegada do Governador Teotônio Vilela Filho, que diferente do que se esperava, chegou com uma segurança considerada normal, saudando o público presente.

Após as solenidades, principalmente após o hino de Alagoas, tiveram início os desfiles, com a banda da Polícia Militar, seguida por estudantes dos colégios Tiradentes e Floriano Peixoto, que abriram caminho para cerca de 2.500 estudantes, divididos em 16 escolas das redes estadual, municipal e outras particulares.

Além das escolas, que vieram acompanhadas de bandas de fanfarra, vários grupos como de idosos e crianças e adolescentes especiais desfilaram na passarela montada na Avenida da Paz, no Jaraguá.

Por conta dos estudantes, muitas das pessoas presentes no desfile eram familiares e amigos, que prestigiaram o evento e não se incomodaram de se apertar nos espaços reservados, desde a concentração em frente ao Clube Fênix.

Segundo a dona de casa Josefa Santana, 52 anos, apesar de toda a dificuldade para chegar e ir embora, vale a pena ver um filho desfilando. “Eu moro no Santos Dumont. Dia de domingo é difícil sair e voltar por causa de ônibus que não tem, mas tudo vale a pena quando um filho da gente participa de um evento como esse”, disse.

Apesar da maioria que comemorava, havia também os que reclamavam do evento, mais precisamente da desorganização. “Atraso no início, demora entre um grupo e outro, além dessas grades que colocam em lugares errados. Esse tipo de evento acontece tão pouco, acho que poderia ser melhor organizado”, disse o comerciante José Araújo de Almeida, 37 anos.

Diferente do desfile de 7 de setembro, o calor foi menor, o número de registros feito pelo pela polícia da mesma forma e o trânsito, aparentava ser muito mais tranquilo. Apenas na saída dos carros, mais precisamente na Buarque de Macedo no Centro da cidade, que mostrava uma retenção de veículos.