Indiana Jhones tenta medalha inédita nas Olimpíadas de Matemática

15/09/2012 11:21 - Educação
Por Redação
Image

Indiana Jhones fará o exame da última etapa da seleção da 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), neste sábado (15), das 14h30 às 17h30. As provas serão realizadas em escolas escolhidas como centros de aplicação, em torno de 130 unidades em todo o estado. Entre os 15 mil inscritos, 370 mil alunos são alagoanos, das redes públicas estadual, municipal e federal.

Aos 19 anos, o coruripense Indiana que já conquistou uma medalha de ouro (nível II 2011) e duas medalhas de bronze (nível I 2009/2010), fera da matemática vai tentar garantir ouro inédita para Alagoas na categoria nível III que representa o Estado. Na prova os alunos devem apresentar potencial em aritmética, combinatória e geometria.

“Esperamos que todos os alunos façam excelente prova e consiga almejar o lugar mais alto do pódio. Pois nenhuma escola da rede estadual de Alagoas conseguiu medalha de ouro nessa categoria. Os alunos que ganham sempre são de escola militar ou de ensino federal. Agora é hora das escolas estaduais mostrarem seu potencial”, disse o coordenador da Olimpíada em Alagoas, Adelailson Peixoto.

Para Adelailson, essas instituições de ensino geralmente são mais bem preparadas pelo nível de ensino. “O evento tem como objetivo a descoberta de talentos na área de matemática em todo o país, estudantes que vivem em áreas isoladas e que dificilmente teriam a oportunidade de mostrar sua desenvoltura na disciplina em âmbito nacional”. Ao mesmo tempo, de acordo com Adelailson, a Olimpíada proporciona a melhoria do ensino público, a partir de fomento ao acervo bibliotecário do professor para treinamento dos alunos aprovados.

Na primeira prova da Olimpíada, os alunos concorrem entre si, na mesma escola. Aproximadamente 5% dos participantes de cada unidade de ensino são selecionados para a segunda fase, onde a concorrência apresenta nível nacional.

Indiana estuda na escola estadual Djalma de Barros Siqueira no horário da noite. O jovem é contrato da Secretaria Municipal de Educação de Coruripe como monitor, leva os conhecimentos da matemática aos alunos da escola municipal de educação básica General de Góes Monteiro, de segunda-feira a quarta-feira, no turno da tarde, e pela manha de quinta-feira a sexta-feira, na mesma unidade de ensino no Poxim.

Premiação

Os estudantes vencedores no processo seletivo receberão medalhas de ouro, prata e bronze (de acordo com a colocação que alcançarem), além de uma bolsa de estudo no valor de 100 reais, oferecida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Ao entrarem em qualquer universidade pública do país, os campeões também terão direito a concorrer a bolsas de iniciação científica, com reserva de cotas garantidas. O mesmo ocorrerá quando encerrarem a graduação, com bolsas reservadas na seleção em mestrados.

Os medalhistas de ouro receberão solenidade em Brasília, com a presença da Presidente da República, Ministro da Educação e Ministro da Ciência e Tecnologia. Os demais serão homenageados no estado de origem.

As provas terão duas correções e o resultado deverá sair em novembro. As escolas vencedoras serão contempladas com bibliotecas, equipamentos audiovisuais e computadores.

O resultado da primeira fase e os locais de prova no site www.obmep.org.br

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..