Uma festa ao ritmo da cavalgada, do pastoreio, da marejada e do maracatu marcou a Cerimônia de Abertura do Mundial Universitário de Vôlei de Praia, na noite da terça-feira (11/09), no Iate Clube Pajuçara, e agitou atletas e oficiais.
Afonso Barbosa, secretário nacional de Esporte, Lazer, Educação e Inclusão Social, representando o ministro Aldo Rebelo, compôs a mesa diretiva da Abertura ao lado do prefeito Cícero Almeida; Luciano Cabral, presidente da CBDU e vice-presidente da FISU; Leonz Eder, vice-presidente e representante da FISU na competição; Edinilton Vasconcelos, presidente do Comitê Organizador do Mundial; Maria Cícera, presidente da FADU; Gustavo Toledo, secretário de esporte de Maceió, e Moacir Albuquerque, representante do reitor do Cesmac e das instituições de ensino de Maceió.
“O Brasil vive um período intenso para o esporte. E receber este Mundial Universitário, em uma cidade linda como Maceió, com a organização e o trabalho da CBDU, é o passo inicial do sonho de receber, após a Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016, a Universíade em Brasília em 2019. E o esporte de rendimento passa pelo esporte escolar”, destacou o secretário Afonso Barbosa.
Leonz Eder, da FISU, destacou a importância do esporte universitário dentro e fora das quadras. “Muitos de vocês, jovens atletas, serão futuros líderes em seus países, em seus trabalhos, e, além de disputar e ganhar medalhas, aproveitem esta oportunidade para aprender e vivenciar esta competição”.
O prefeito de Maceió, Cícero Almeida, abriu o Mundial Universitário de Vôlei de Praia 2012. Ele afirmou que o Mundial é um presente para Maceió e disse ter certeza de que a população vai receber os visitantes de braços abertos. Almeida sugeriu aos atletas que aproveitassem as belezas da cidade.
Após os discursos e juramentos dos atletas e dos árbitros, realizados pela jogadora Pauline Silva e pelo árbitro Régis Rezende, o grupo folclórico Transart colocou os atletas para dançar ao ritmo do maracatu alagoano.