Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Maceió desta quinta-feira, dia 13, (sim, houve sessão! Olha só: duas em uma única semana. Vai ter vereador com estafa no fim de semana que se aproxima), a vereadora Heloísa Helena (PSOL) defendeu uma auditoria no Instituto de Previdência da Prefeitura Municipal de Maceió.
A frase - evidentemente - teve um contexto. Os edis - ao limparem a pauta, aprovando os projetos do interesse do Executivo - votaram a autorização de um crédito no valor de mais de R$ 53 milhões para o Instituto. Heloísa Helena também votou favorável por entender a necessidade - segundo ela - desta liberação, mas fez ressalvas.
“O crédito disponibiliza recursos para o pagamento dos aposentados. Eu espero que um dia nós possamos fazer uma auditoria no IPREV. Que isto seja feito pelo próximo prefeito para que possamos compreender de uma vez por todas as sombras que há na questão do pagamento dos aposentados. Pois muitos vivem a lutar pelo cumprimento da lei, para receber reajustes e ora o Executivo coloca culpa no Legislativo, ora é o Legislativo que coloca a culpa no Executivo e ainda há uma sombra”, explicou.
Heloísa Helena ressaltou a necessidade do Legislativo municipal conhecer a fundo a realidade do Instituto. Aliás, se tentou fazer isto no ano passado, mas até requerimento com solicitação de informações foi derrubado pelo poder da bancada governista, obviamente de forma orquestrada.
A psolista ainda cobrou que - ao fim do processo eleitoral - a Câmara Municipal se debruce sobre a questão do IPREV realizando audiências públicas para debater o funcionamento do órgão e detalhar o pagamento dos aposentados. Ela falou principalmente em relação a situação dos aposentados “que não possuem apadrinhamento ou costas quentes”.
O IPREV já foi alvo de discussão na Câmara, mas acabou esquecido...
Estou no twitter: @lulavilar