Na cidade de Coruripe - território da família Beltrão - dois candidatos de oposição estudam uma união como estratégia para enfrentar o candidato de situação, o deputado federal Joaquim Beltrão (PMDB), que é líder nas recentes pesquisas.
De acordo com o que apurou este blogueiro, o candidato do PSB, Carlos Alberto da Silva Albuquerque (o Dr. Carlos), estuda a possibilidade de desistência. Ele sairia de cena para apoiar José Enéas da Costa Gama, o Zé Enéas (PPS).
A crença é de que a soma de forças pode se traduzir em êxito na disputa. Mas, vale ressaltar que Coruripe é um reduto eleitoral forte dos Beltrão. Principal “fonte” de votos do deputado estadual João Beltrão. O prefeito atual é Max Beltrão, filho do parlamentar.
Se a união vai valer a pena, a resposta é com as urnas. Qualquer resultado fora do esperado, seria um acontecimento histórico na região que vive na espera do estaleiro.
Falei rapidamente com Dr. Carlos sobre o assunto. Ele disse que existe um “entendimento em andamento”. “Estamos em fase de conversação, mas deve acontecer isto mesmo”. Assim, o próprio confirma que sai de cena para apoiar Zé Enéas.
A aliança já foi anunciada pelas ruas da cidade de Coruripe. O fato incomoda ao deputado federal que busca a cadeira de prefeito?
Em tempo: quem também torce para a eleição de Joaquim Beltrão são os petistas. Com ele na cadeira de prefeito, o PT faz seu primeiro deputado federal, já que Paulo Fernando dos Santos, o Paulão (PT), é o suplente.
Ainda “em tempo”: são quatro candidaturas registradas em Coruripe (conforme DivulgaCand). Além das três citadas no post, é postulante ao Executivo: Anivan (PSL), que teve o registro indeferido e aguarda recurso.
Estou no twitter: @lulavilar