Em Arapiraca, a ordem tucana é não deixar inflar o discurso de que o lado opositor é uma candidatura invencível. A crença em uma decolada de Rogério Teófilo (PSDB) tomou conta da equipe e tem sido combustível - conforme informações de bastidores - para que os ‘rogeristas’ saiam em busca de votos.

Conversei com dois tucanos e eles falam - de forma comemorativa (quase que soltando fogos!) - do encurtamento da distância entre a candidatura de Teófilo e da líder nas pesquisas feitas até agora, deputada federal Célia Rocha (PTB).

Nenhum deles me apresentou fontes de tais pesquisas, mas falam em uma distância que já foi abismal e que hoje beira os 10%. Será verdade? Definem a candidatura de Rogério Teófilo como em crescimento. “Haverá sim disputa”, me disse um deles.

Comentei a situação hoje pela manhã em um rápido diálogo com internautas por meio das redes sociais. Na tarde de hoje, mais um tucano se manifesta por Arapiraca publicamente: o candidato a vereador (em Maceió), Raul Cleto. Diz ele que a distância é de 8%, o que classifica como “impressionante reação”. Confirma - sem querer - o que eu tinha ouvido de bastidores.

Entre o eleitor rogerista, nasce dois argumentos que são basicamente um: 1) vote em Rogério Teófilo e ganhe uma deputada federal (referência ao fato de Célia Rocha continuar na Câmara Federal). 2) Vote em Teófilo e evite que Francisco Tenório assuma o mandato, já que este é suplente de Rocha. Ora, se o debate vem do eleitor, é justificável. Mas, se for mote de campanha é um ataque por ausência de propostas. Parece que não é o caso, não é o discurso usado por Teófilo.

Quem acompanhou as últimas declarações - tanto de Teófilo como de Rocha - sabe que a coisa esquentou um pouco em Arapiraca. Convém lembrar que Rocha tem o apoio da situação. O nome de Luciano Barbosa (PMDB) é forte ao ponto de ser elogiado até por adversários programáticos e ideologicamente contrários ao peemedebista.

Será que haverá surpresas em Arapiraca? E que os tucanos que falam tanto desses números, apresentem suas fontes de pesquisas...

Estou no twitter: @lulavilar