Informações e serviços do INSS podem ser obtidos por telefone e internet

11/09/2012 22:14 - Maceió
Por Redação

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) dispõe de atendimento pelo telefone 135 e pela internet (www.previdencia.gov.br). Além de informações básicas e orientação preliminar sobre requisitos e documentos necessários para fazer solicitações de benefícios, os atendimentos podem ser agendados e alguns benefícios e serviços podem ser realizados por esses canais. A utilização desses serviços evita que as pessoas se desloquem desnecessariamente ao INSS. Isso possibilita às agências ter mais tempo para analisar os pedidos e agilizar as concessões.

Mas mesmo com essa facilidade a maioria dos atendimentos registrados pelo INSS não são agendados. No mês de agosto, por exemplo, das 78.800 pessoas atendidas nas agências do Instituto em Alagoas, apenas 22 mil estavam com atendimento marcado e, dessas, 12 mil eram para a perícia médica. A maioria vai a agência sem utilizar a comodidade do agendamento através do telefone 135 e da internet. Isso tem como consequência o retorno do segurado ou um tempo maior de permanência na agência.

Pelo 135 e internet, além de obter informações e alguns serviços sem precisar se deslocar até a uma agência do INSS, o segurado pode agendar o seu atendimento. A vantagem é que o atendimento programado diminui o tempo de espera na agência para os segurados que realmente necessitam comparecer a uma unidade do INSS, além de possibilitar ao Instituto melhor gerencimento dos serviços.

Pela Central 135, o cidadão pode ter acesso à maioria dos serviços previdenciários, como obter informações, fazer inscrição, agendar atendimento para requerer aposentadoria, auxílio-reclusão, benefício assistencial, ou passar por perícia médica, necessária para a concessão do auxílio-doença. O usuário também pode agendar os pedidos de prorrogação e reconsideração desse benefício por meio do telefone 135 e internet.

Alguns benefícios podem ser requeridos pelo 135 e internet como o auxílio-doença, o salário-maternidade e a pensão por morte para dependentes de segurado que estava aposentado ou recebia auxílio-doença. Nessas solicitações o segurado deve levar a documentação na unidade do INSS selecionada, dentro do prazo de 30 dias, para a conclusão do seu requerimento.

Outros serviços – Também pode ser agendado pelo telefone e pelo site o pedido de emissão da Certidão de Tempo de Contribuição (CTC) e os acertos de dados constantes do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), tais como atividade, recolhimento, vínculos e remunerações. Para utilizar alguns serviços, como consulta aos seus vínculos empregatícios e remunerações é necessário ter uma senha, adquirida em uma das agências do INSS. Esse cadastro de senha também pode ser agendado.

Pela internet, os segurados também podem consultar as perícias agendadas, os processos de concessão, revisão e recursos, calendário de pagamento, além dos documentos necessários para o requerimento dos benefícios. Também podem obter pela internet a carta de concessão da aposentadoria e demais benefícios e extrato de pagamento. Também é possível atualizar endereço e calcular o valor da Guia da Previdência Social em atraso.

A Central 135 funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h. Para aqueles que buscam um serviço ainda mais ágil, o INSS recomenda ligar aos sábados. Após as 22h e aos domingos, o canal remoto funciona apenas para atendimento eletrônico. A ligação é gratuita, quando feita de um telefone fixo ou público. De aparelho celular é cobrada tarifa local.

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..