Inaugurado há 39 anos, o Cine Drive-in de Brasília, cinema ao ar livre que foi moda no Brasil nos anos 70, atualmente é o único em funcionamento no país. Nele, a magia da tela gigante com o céu ao fundo está mais viva do que nunca.

Localizado no centro de Brasília, o cine tem 15 mil metros² de área asfaltada, espaço suficiente para acomodar 500 veículos no estacionamento. A dona do cinema, a nutricionista Marta Fagundes, de 52 anos, coordena uma equipe de oito pessoas entre seguranças, cozinheiros e bilheteiros. Ela conta que o local teve uma movimentação muito maior no passado, mas que não deixa a desejar atualmente.

— Nós temos uma médida de 200 espectadores por dia, é um número muito bom. Abrimos de segunda a segunda e fazemos pelo menos duas exibições por dia, normalmente com filmes diferentes.

Na bilheteria do Cine Drive-In um funcionário dá as coordenadas a quem chega. Ele é responsável por explicar as "leis da cidade", informando preços, horários e como fazer para ter uma boa sessão de cinema.

A nutricionista explica que, ao entrar no estacionamento, os funcionários orientam os motoristas a não acenderem os faróis dos carros nem a buzinar.

— É como acender a luz e fazer barulho dentro de um cinema convencional. Apaga a imagem da tela e tira o foco do filme.

Marta conta que o uso de farolete (luz mais baixa do carro) após o início da sessão é permitido somente para fazer pedidos ao garçom.

— Ele é discreto e só vai até o carro se for chamado. No caso de alguma emergência, recomendamos que a pessoa ligue o pista-alerta.

No entanto, a nutricionista diz que a intenção do cine drive-in é deixar as pessoas o mais a vontade possível, permitindo "praticamente tudo", desde que não atrapalhe ou incomode os demais visitantes.

— Se a pessoa quer comer, conversar, atender telefone, fumar, pode ficar a vontade. Pode namorar, levar o bebê no colo, o cachorro, papagaio e beber.

O cine fica no centro do Plano Piloto, atrás do ginásio Nilson Nelson, ao lado do novo Estádio Nacional de Brasília, dentro do Autódromo Nelson Piquet e a poucos metros do Eixo Monumental, área central da capital federal.

Marta conta que apesar da boa localização muitas pessoas ainda não conhecem o Cine Drive-In e que, desde a inauguração, o cinema teve que interromper as atividades apenas uma vez por problemas na distribuição dos filmes.

— Somos uma empresa normal, passamos por altos e baixos. Em julho, por exemplo, foi uma época sensacional. Em agosto, porém, o movimento caiu um pouco por conta do fim das férias. Desde que comecei a trabalhar aqui, há quase quatro décadas, paramos apenas uma vez porque o número de cinemas na cidade aumentou e tivemos problemas com a distribuição dos filmes, que ficou bem difícil. Mas hoje conseguimos contornar a situação e estamos bem.

Preços

O preço da entrada do drive-in de Brasília é de R$ 14 a R$ 16 por pessoa, dependendo do dia. O local aceita meia entrada. As sessões acontecem de segunda a sexta-feira a partir das 20h e aos sábados, domingos ou feriados a partir das 18h30. O telefone para contato é o (61) 3273.6255 e o cine drive-in fica dentro da área especial do Autódromo Nelson Piquet, na Asa Norte, área central de Brasília.