Com a participação de militantes do movimento negro, Cartilha Omirá é lançada em Salvador.

09/09/2012 12:52 - Raízes da África
Por Arisia Barros

Com a participação de Militantes do Movimento Negro de Salvador, Educador@s Sociais e gestor@s de Saúde da População Negra foi lançada, na capital baiana, dia 06 de setembro, a Cartilha Omirá. Ciclos de Vida, A Saúde Afro-Brasileira: Da Gestação à Infância,
O lançamento articulado pela jornalista Patricia Bernardes, aconteceu no Centro Cultural da Câmara de Vereadores da cidade de Salvador e contou com o apoio institucional da Secretaria Municipal de Reparação e Escritório da Fundação Cultural Palmares.
Presentes à mesa Arísia Barros, coordenadora do Projeto Raízes de Áfricas, Ailton Ferreira, Secretário Municipal de Reparação, Marta Rodrigues, presidente da Comissão de Reparação da Câmara de Vereadores de Salvador, Tricia Calmon, representando o Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, dentre outros.
Participaram da solenidade as pré candidatas a vereança em 2012 Jacilene Nascimento, Ubiraci Matildes e Creuza como também Altair Lira, antropólogo com enfoque na saúde e membro do Comitê Técnico de Saúde da População Negra do Ministério da Saúde, do Grupo de Assessoramento de Hemoglobinopatias do mesmo Ministério e Conselheiro Nacional de Políticas Pública de Igualdade Racial (CNPIR), etc.
Dentre os representantes afro-religiosos baianos destacamos, a pedagoga e yalorixá Diana de Oxum, presidente da Associação de Terreiros Egbé Axé , yalorixá do Terreiro Ile Axe Oya Daraunke e a gestora social Ana Lucia (Boca do Rio)
Como atração cultural tivemos a bela apresentação da Associação de Capoeira Filhos da Senzala.
Durante a solenidade foram entregues o Certificado Olu ku mi ao Secretario Ailton Ferreira e a pedagoga Silvia Rita de Cerqueira , do Movimento da Melhor Idade em Salvador .

Cartilha Omirá.

Idealizada e organizada pelo Projeto Raízes de Áfricas, com o apoio institucional da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas, a Cartilha Omirá ( liberdade em yorubá), surge como material didático-pedagógico e tem como objetivo, a produção de conhecimentos, a democratização da informação à população, como também estabelecer um diálogo com a atenção básica da saúde pública, instigando para os determinantes genéticos relacionados às doenças de maior prevalência no gestacional e infância da população negra.
A Omirá é fruto da colaboração de duas médicas alagoanas: Rosana Vilela da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas, Alexandra Ludugero e a militante do movimento negro especialista nas questões raciais, da Universidade Federal de Ângela Maria Bahia
A primeira etapa de lançamento da Cartilha Omirá, aconteceu no dia 31 de agosto na Assembléia Legislativa do estado de Alagoas.


 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..