Projeto alagoano é considerado o mais inovador do Brasil

07/09/2012 12:52 - Maceió
Por Redação
Image

Os alagoanos têm mais um motivo para comemorar e sentir orgulho de onde vivem. É que o Estado acaba de revelar um projeto da área de tecnologia da informação, que foi considerado o mais inovador do Brasil no evento RioInfo 2012, realizado no Rio de Janeiro, no inicio desta semana. O Hand Talk, sistema que visa à inclusão social de deficientes auditivos, concorreu com mais de 600 projetos.

Além do prêmio recebido no RioInfo 2012, o projeto já havia sido vencedor do desafio Demoday, realizado no inicio de agosto em Alagoas. O evento foi patrocinado pela Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas e pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação e Sebrae Alagoas.

O Hand Talk tem o intuito de incluir social e digitalmente a comunidade de surdos, facilitando o acesso às informações por meio da tradução e conversão simultânea de textos, imagens e áudios para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Além da comunidade surda, ele envolve os familiares e amigos dos deficientes auditivos, intérpretes e pessoas com interesse em aprender as libras.

Para o diretor-presidente da Desenvolve, Antonio Carlos Quintiliano, esta premiação é a prova de que Alagoas está avançando nos quesitos que envolvem as tecnologias da informação. “Esta equipe é um grande orgulho para o nosso Estado e servirá de exemplo e motivação para outros que atuam no segmento”, enfatizou.

Inovação Tecnológica

O sistema foi idealizado por três jovens alagoanos, que foram responsáveis tanto pela criação, quanto pelo desenvolvimento do aplicativo, são eles: Carlos Wanderlan, Ronaldo Tenório e Thadeu Luz.

De acordo com os idealizadores, o Hand Talk pode ser utilizado como um aplicativo no celular ou em outros sistemas operacionais, como por exemplo, em sites de notícias, páginas governamentais, totens em shoppings, supermercados e eventos.

Além do projeto Hand Talk, o estado de Alagoas foi representado também pelo projeto Socioteca, que visa integrar empreendedores individuais, investidores e consultores em uma única plataforma, fazer o cruzamento de dados e facilitar a rede de oportunidades empresariais.

Juntos, os dois projetos fizeram de Alagoas o único estado a emplacar na lista das cinco ideias mais inovadoras do país.

Para o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Informação, Eduardo Setton, este resultado é o espelho do momento em que se encontra o estado de Alagoas. “Além disso, a premiação demonstra a importância da Universidade neste processo. Ela vem apoiando ideias como esta, através da pesquisa, o que agraga ainda mais valor ao produto”, destacou.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..