A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) irá capacitar, nos dias 11 e 12 deste mês, os técnicos municípios que desenvolvem o Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE). O evento, que será realizado no Hotel San Marino, em Maceió, tem o propósito de auxiliar os estudantes a desenvolverem ações para promoção da saúde sexual e reprodutiva.
A capacitação, que será promovida por técnicos do Programa Estadual de DST e Aids, integra o Projeto de Fascículos Adolescentes e Jovens para Educação entre Pares. Durante o curso, os técnicos serão instruídos a como tratar com os alunos sobre temas considerados tabus, mostrando o que realmente é a sexualidade e como deve ser o comporto entre amigos e namorados.
De acordo com a técnica do Programa Estadual de DST e Aids, Valéria Maciel, os técnicos do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas também serão orientados a como ensinar os estudantes a tomar decisões relacionadas às relações amorosas e sexuais. “Ao longo da capacitação iremos mostrar como evitar a gravidez indesejada e as DSTs, tomando atitudes acertadas e quais os direitos sexuais e reprodutivos”, informou.
Aulas práticas – Durante a oficina, os facilitadores irão promover aulas práticas, utilizando material didático, poemas de Carlos Drummond de Andrade, canções da Música Popular Brasileira (MPB), textos jornalísticos, dados históricos e pesquisas. Desse modo, os técnicos do Programa Estadual de DST e Aids esperam contribuir para disseminar, de forma didática, informações que possam levar os adolescentes a prevenir as DSTs e gravidez indesejada, para que os jovens não seja instruídos de forma equivocada e/ou com preconceitos.
Os fascículos já trabalhados abordaram os temas sexualidade, prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, cidadania, participação, direitos, relações de gênero, diversidade sexual, raça e etnia. Ao longo da oficina, em cada tema trabalhado, os facilitadores também apresentam sugestões de filmes que trazem situações vivenciadas pelos estudantes, seja na escola, em casa e entre os amigos.