Apple reduz encomendas de chips da Samsung para iPhone 5

07/09/2012 13:31 - Internet
Por Redação
Image

A Apple reduziu as encomendas de chips de memória para o novo iPhone da Samsung, seu principal fornecedor e concorrente, disse uma fonte familiarizada ao assunto nesta sexta-feira (7). O grupo sul-coreano é um dos principais fornecedores da Apple, produzindo microprocessadores, telas planas e chips de memória, tanto DRAM quanto NAND, para iPhone, iPad e iPod.

A Apple vem cortando suas encomendas à Samsung enquanto procura diversificar suas linhas de abastecimento de chips de memória, embora a empresa sul-coreana permaneça na lista de fornecedores iniciais para o novo iPhone, disse a fonte à Reuters.

O jornal “Korea Economic Daily”, citando uma fonte da indústria, informou nesta sexta-feira (7) que a Apple tirou a Samsung da lista de fornecedores de chips de memória do primeiro lote do novo iPhone, que deve ser apresentado na próxima quarta-feira (12). A reportagem disse que a Apple escolheu a japonesa Toshiba, Elpida Memory e a coreana SK Hynix para fornecer os chips NAND e DRAM.

A unidade de celulares da Samsung, liderada pelas fortes vendas da linha Galaxy, se tornou o pilar de ganhos mais importante da companhia, gerando em torno de dois terços do lucro total da Samsung, e está impulsionando as vendas de componentes, desde chips de memória e microprocessadores até telas. A Samsung, maior fabricante mundial de smartphones, disse na quinta-feira (6) que as vendas do modelo Galaxy S III atingiram 20 milhões de unidades em 100 dias.

A fonte negou as especulações do mercado de que a redução nas encomendas foi feita devido à relação entre as duas empresas, que travam batalhas judiciais por patentes em vários países. A fonte ainda disse que a Apple já estava procurando ampliar sua cadeia de abastecimento.

Analistas da Bernstein Research estimam que as compras da Apple de chips DRAM e NAND da Samsung caíram significativamente e agora representam apenas 2,5% dos ganhos do grupo sul-coreano em 2012.

Diversificação
A Apple frequentemente enfrenta problemas de abastecimento quando um novo produto é lançado. A grande procura dos consumidores impulsiona a demanda muito acima da oferta e da capacidade de produção.

No início deste ano, uma fonte disse à Reuters que a Elpida estava vendendo mais do que a metade de seus chips DRAM para a Apple. Para as baterias usadas no próximo iPhone, a Apple escolheu a chinesa Amperex Technology e a japonesa Panasonic, tirando a Samsung SDI da sua lista de fornecedores iniciais, segundo o “Korea Economic Daily”.

Para as telas planas, a LG Display é um dos principais fornecedores para o novo iPhone, de acordo com as fontes, já que a japonesa Sharp saiu atrasada na produção de telas para o aparelho.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..