Em solenidade realizada no auditório do Senai, localizado no bairro do Poço, na manhã desta quinta-feira (06) o Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional, realiza o sonho de 500 jovens e adultos de Maceió, com a entrega de certificados aos concluintes dos cursos do programa estadual Qualifica Alagoas, que nesta etapa contou com recursos próprios do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep).

Estiveram presentes na solenidade o governador de Alagoas, Teotonio Vilella Filho, o secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional (Seteq), Alberto Sextafeira, o deputado estadual Inácio Loiola, A secretária de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, Kátia Born, além dos representantes do Senai, Marvin Loureiro.

A abertura do evento contou com a participação dos estudantes de canto do Senai, que cantaram o Hino Nacional. Cinco alunos receberam troféus de reconhecimento pela participação efetiva nas 200 horas/aula, pelo empenho no aprendizado e por terem se destacado enquanto alunos. O governador entregou ainda um troféu à empresa responsável pela contratação de um maior número de profissionais oriundos dos cursos do programa, uma vez que a oferta das turmas está vinculada à demanda do mercado de trabalho.

De acordo com o secretário Alberto Sextafeira, o governo do Estado proporcionou a promoção da inclusão social através do trabalho. “Estou muito emocionado por esta dando essa oportunidade para os alagoanos. Proporcionamos aos contemplados a qualificação profissional gratuita, o aumento do conhecimento, do nível de renda e a promoção da cidadania plena”, afirmou.

O secretário frisou ainda que o grande problema de Alagoas está no desemprego. “O grande problema do menor abandonado é o maior abandonado. E o governador está fazendo a sua parte. Ele está cuidando da família, oferecendo oportunidade de emprego e qualificação”, frisou.

Para o governador de Alagoas Teotonio Vilella Filho, os jovens estão na luta para vencer o desemprego e se manterem no mercado de trabalho e brincou ainda que as mulheres irão dominar o mundo. “Aqui tem mais mulheres que homens, elas vão dominar o mundo. Para 2013 estamos com projeto para qualificar mais de 500 mulheres, 100 delas são do Presídio Santa Luzia. Precisamos oferecer mais qualidade de vida para essas pessoas”, afirmou.

Ainda segundo o governador, a previsão é que para o ano que vem sejam ofertados mais de 12 mil certificados para os jovens. “Estamos nos esforçando para avançar cada vez mais e temos recursos para isso. Em 2013 iremos oferecer mais de mil qualificações em todas as áreas. Conheço muita gente que abriu o próprio negócio após o curso”, ressaltou o governador.

Para a concluinte do curso de camareira, Lindalva Oliveira, o programa é uma oportunidade para que os jovens conquistem o primeiro emprego. “Estava passando na rua e ouvi o anuncio em um carro de som. Percebi que era uma boa oportunidade. Hoje estou recebendo o meu certificado do curso de camareira e estou confiante. As portas do mercado de trabalho ficam abertas quando se tem qualificação”, afirmou a estudante.

Nesta etapa, foram ofertados os cursos de pintor de obras, gesseiro, mestre de obras, camareira em meios de hospedagem, técnica em vendas, cozinheiro industrial, recepcionista em meios de hospedagem, pedreiro, armador de ferro, eletricista industrial e guia turístico.

As aulas foram ministradas de 21 de maio a 2 de agosto pelo Senai, Prograça, Pró-Cidadania, Pestalozzi e Cooates, selecionados e habilitados através de edital publicado no Diário Oficial do Estado.
 

Veja o vídeo.