Escola Estadual Santos Ferraz conquista Prêmio Gestão Escolar 2012

06/09/2012 05:15 - Maceió
Por Redação

A Escola Estadual Santos Ferraz, localizada em Taquarana, foi a grande vencedora do Prêmio Gestão Escolar 2012 em Alagoas. Em razão do título, o diretor Jaelson Farias estará embarcando, em outubro, para os Estados Unidos, onde participará de um intercâmbio internacional com dirigentes e professores. No ano passado, a escola já tinha conquistado o segundo lugar.

Pela conquista do primeiro lugar, a Escola Santos Ferraz receberá um prêmio equivalente a R$ 6 mil. A solenidade de entrega ocorrerá no dia 11 de outubro, em Brasília. Na mesma data, acontecerá a escolha da “Escola Referência Nacional”.

Os pontos observados pelo Comitê Nacional Julgador para o critério de escolha são escolas mais ativas, que tenham uma gestão participativa e preocupada com o monitoramento e a avaliação do seu corpo docente.

O Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar é uma realização conjunta do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e da Fundação Roberto Marinho.

O Prêmio é um estímulo à melhoria do desempenho da escola e ao sucesso da aprendizagem dos alunos. O diretor da Escola, Jaelson Farias, credita a conquista do prêmio ao trabalho que vem sendo realizado pelo corpo docente, a equipe de funcionários e a participação efetiva dos pais de alunos. “Esse prêmio representa o comprometimento, a dedicação e o empenho da comunidade escolar”.

Para o diretor, a conquista do primeiro lugar em Alagoas é fruto do envolvimento e do compromisso da comunidade escolar em querer fazer o algo mais. “Apesar das adversidades, nosso papel é lutar para uma educação cada vez melhor”, reconhece Jaelson Farias, ressaltando que o prêmio em dinheiro será investido na própria escola.

O diretor também explica ainda que o Prêmio Gestão Escolar tem como finalidade contribuir para que as escolas passem a incorporar uma cultura de autoavaliação de seu processo de gestão e para destacar e disseminar as experiências de referência na área.

Jaelson destaca também que o trabalho de consonância entre a comunidade escolar e as famílias contribuiu para o bom desempenho da escola, possibilitando um aumento significativo da nota do Ideb em 2009 e 2011, onde saiu de uma nota de 2.1 para 3.4, meta prevista para o ano 2015. Aliado a isso, o planejamento pedagógico e os projetos desenvolvidos com professores e alunos também influenciaram o reconhecimento, destaca o diretor.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..