Sebrae reconhece talentos do artesanato brasileiro

05/09/2012 18:35 - Negócios
Por Redação

As cem unidades produtivas que mais se destacaram no último ano foram reconhecidas na noite dessa terça-feira (04) com o prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato. A cerimônia aconteceu na Marina da Glória, zona sul do Rio de Janeiro.

“O artesanato representa a identidade cultural de um povo e essa é uma carteira muito forte e valorizada pela instituição. Temos pela frente eventos como a Copa do Mundo FIFA 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, ambos uma vitrine importante para a projeção da produção brasileira. O TOP 100 representa um desses processos de valorização”, destacou o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.

Uma das novidades da edição de 2012 foi a abertura para a inscrição de artesãos que regularizaram suas atividades como microempreendedor individual (MEI) – figura jurídica que permite a formalização simplificada de trabalhadores por conta própria que ganham no máximo R$ 60 mil por ano. Outro ponto positivo: mais de 1,8 mil unidades produtivas de artesanato inscreveram-se neste ano – 80% a mais que as 1.025 inscrições de 2009; e 211% a mais do que os 586 participantes da primeira edição, em 2006.

A Moineau Comércio Artesanal LTDA, da artesã carioca Mônica Carvalho, tem seu trabalho reconhecido desde a primeira edição do prêmio. A empreendedora, que trabalha com sementes e fibras brasileiras, acredita que o artesanato significa tradição e também qualidade de vida. “Manter a cadeia produtiva sustentável ainda é um grande desafio. Com o Sebrae, cheguei a uma rede de colaboradores, pessoas igualmente apaixonadas pela atividade”, declarou.

Para Raimunda Nonato Pinheiro, representante da Associação de Artesanato de Mulheres Indígenas Kaximawá de Taraúca e Jordão, do município de Taraúca (AC), o Sebrae também é um parceiro importante. “Hoje sou microempreendedora graças à instituição. Com o seu apoio consegui formar uma associação que nos ajuda a ter mais reconhecimento da arte indígena”, destacou.

Participaram da cerimônia, os diretores do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos e José Cláudio dos Santos, além de representantes de instituições como a Fundação Banco do Brasil. “Quem passa por essa premiação se destaca. O trabalho cresce muito e se estrutura como um negócio. Sentimo-nos prestigiados por fazer parte dessa iniciativa”, afirmou o presidente da Fundação, Jorge Streit. Também apoiam o prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato o governo federal, a Caixa Econômica Federal (CEF), os Correios, a Petrobras e o Serviço Social da Indústria (Sesi).

Nesta quarta-feira (5) e quinta-feira (6), as unidades produtivas participam de uma Rodada de Negócios que conta com a presença de mais 80 compradores de todo o país. Os premiados também poderão usar o selo do TOP 100 por três anos e terão os trabalhos divulgados em um catálogo do Sebrae.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..