O mercado nacional de estética é, hoje, o segundo maior do mundo e cresceu 20% ao ano na última década. No ano passado, o setor movimentou R$ 137 bilhões no país (http://migre.me/ahDdU). A relevância dos números, aliada à qualidade dos produtos nacionais, está atraindo cada vez mais o interesse do mercado externo, resultando em um aumento no volume de produtos exportados. A Tone Derm, que representa uma das maiores empresas da área no país, fabricante de equipamentos para a fisioterapia, genética, estética e medicina estética, aponta um crescimento das receitas de exportação registrada em 2011, de 25% em relação ao ano passado.

A empresa, sediada em Caxias do Sul, atua no mercado de exportação desde 2005, e está presente em diversos países como: Argentina, Uruguai, Peru, Venezuela, Equador, Colômbia, Estados Unidos, Panamá e recentemente no Paraguai. “A desaceleração da economia mundial, principalmente no mercado europeu, refletiu em nossa atuação neste mercado. Isso fez com que nós voltássemos para a América do Sul como mercado emergente”, afirma Daniela Onsi, Gerente Financeira da Tone Derm.

Mantendo o mesmo ritmo, a meta da empresa é crescer 35% em 2012. Fechado o 1º semestre do ano, a Tone Derm já contabiliza um crescimento de 20% nas exportações em relação ao mesmo período do ano passado. “Atualmente, as exportações representam 10% de nossa receita atual”, afirma Daniela Onsi.

A meta da empresa é atingir um crescimento de 30% ao ano até 2016. 10% de seu faturamento é destinado a pesquisas e desenvolvimento para oferecer aos clientes produtos com maior excelência e tecnologia, com comprovação científica. “Este ano nossa equipe de engenharia esteve presente nas Feiras de Canton, na China, e na Cosmoprof, na Itália, conferindo as novidades do setor, conta Cristiano Paganin, Diretor de Marketing e de Desenvolvimento de Produtos da Tone Derm.