Licenciamento para Copa do Mundo é tema de encontro

05/09/2012 01:45 - Economia
Por Redação

Como negócios de micro e pequeno porte podem participar do processo de licenciamento de produtos e espaços comerciais para a Copa do Mundo FIFA 2014? Esse é o tema da série de palestras de Flávio Secchin, representante da Globo Marcas. A empresa é a licenciadora oficial da Federação Internacional de Futebol (FIFA) para o mundial e para a Copa das Confederações, em 2013. Nesta terça-feira (4), a palestra acontece na sede do Sebrae na Bahia e no próximo dia 11, em São Paulo.

Sebrae e Globo Marcas são parceiros no apoio ao licenciamento de micro e pequenas empresas (MPE) para os torneios. As duas instituições também pretendem, por meio dessa colaboração, promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios, valorizar a produção nacional e gerar empregos. “Além das oportunidades comerciais que surgem, os eventos esportivos deixarão um legado para o país em relação à infraestrutura e à competitividade empresarial”, afirma Flávio.

Na primeira das palestras, realizada no Sebrae no Distrito Federal na segunda-feira (3), Flávio Secchin destacou números referentes à Copa, como a circulação pelo país de 3,7 milhões de turistas nacionais e estrangeiros e um incremento de R$ 183 bilhões no Produto Interno Bruto (PIB). Ele citou pesquisa do Ibope e da Rede Globo que mostra que 22% da população poderiam consumir produtos com a marca do mundial. “Temos um público potencial de milhões de pessoas. Mas os empresários precisam se preparar para essa demanda”, observou.

O representante da Globo Marcas apresentou dez áreas que terão oportunidades de negócios no torneio. Entre elas, ele considera as de papelaria e souvenires estratégicas para as MPE conquistarem clientes. “Esse tipo de produto envolve artesanato, materiais diferenciados, aspectos ecológicos e características regionais”, assinalou.

O representante frisou que apenas os grandes patrocinadores poderão associar sua imagem à da FIFA. Os demais licenciados não terão permissão de colocar o nome de suas marcas junto à da Federação.

Flávio salientou que os candidatos a licenciar marcas junto à FIFA precisam atender a determinados requisitos, como conciliar qualidade e preço justo, fabricar produtos seguros, apresentar capacidade de distribuição e ter flexibilidade na entrega.

Ele falou ainda das chamadas áreas de licenciamento, espaços comerciais onde os torcedores encontrarão os produtos da Copa do Mundo FIFA 2014, como camisetas das seleções, bolas e calçados. Haverá as megastores (ambiente com cerca de mil metros quadrados), lojas nos estádios, quiosques e loja virtual. Os que licenciarem produtos e espaços não possuem exclusividade, pagam royalties sobre o valor líquido das vendas mensalmente e precisam cobrir um valor mínimo à FIFA.

Serviço:

Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852 / 2107- 9104 / 3243-7851 / 9977-9529

Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

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