Alagoas se prepara para IV Conferência Infantojuvenil do Meio Ambiente

05/09/2012 03:00 - Maceió
Por Redação

Escolas sustentáveis trabalhando na formação de cidadãos que difundam a importância da preservação do meio ambiente. É com o foco no processo de crescimento associado à sustentabilidade que Alagoas se prepara para participar da IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que acontece no dias 10 a 14 de outubro de 2013, em Brasília.

Apesar do evento só acontecer no próximo ano, os estados brasileiros já iniciaram ações junto às escolas de implementação da educação ambiental em todos as etapas e modalidades de ensino. Este processo é de fundamental importância pois contribui para que as unidades educacionais se tornem espaços educadores sustentáveis.

Uma das etapas preparatórias para a Conferência Nacional acontece nesta terça-feira (04) e quarta-feira (05), no Hotel Enseada, no bairro da Pajuçara, em Maceió. Professores e facilitadores trocam experiências para serem levadas às mais de 300 unidades de ensino espalhadas no estado, locais onde serão desenvolvidas oficinas para alunos de 11 a 14 anos que estejam cursando do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

De acordo com Walnyce Miranda Vasconcelos, técnica da Gerência de Diversidade da Secretaria de Estado da Educação (SEE), a Comissão Organizadora Estadual (COE) vem trabalhando com os educadores, com o objetivo de que a troca de experiências sejam repassadas aos estudantes, fortalecendo a escola e a comunidade na influência de políticas locais em favor da sustentabilidade.

“Este seminário é uma simulação de como serão as conferências realizadas nas escolas, onde teremos oficinas e desenvolvimento de ações voltadas ao meio ambiente. Este é um assunto bastante discutido na atualidade e o educador tem um compromisso fundamental nesse processo, que é o de levar aos alunos o conhecimento e a oportunidade de aprenderem como lidar com o meio ambiente de forma consciente. Nosso foco é transformar as unidades de ensino em escolas sustentáveis”, colocou.

Quarenta instituições participam do seminário, sendo esta a primeira parte do processo. Walnyce lembra que, a partir de agora, as CRE's estarão difundindo os conhecimentos e as conferências nas escolas acontecerão até dia 30 de março de 2013, uma etapa obrigatória envolvendo toda a comunidade escolar.

“Em seguida estaremos realizando a Conferência Regional onde elegeremos a delegação que viajará a Brasília para participar do evento nacional. Alagoas contará com 28 representantes, escolhidos a partir de projetos nas escolas, critério analisado pela COE”, explicou.

Programação do evento

O primeiro dia do Seminário de Formação foi marcado por três mesas redondas, uma delas, ocorridas no período da manhã, trazendo em debate A Experiência e Visões sobre a Rio +20, por Marcelo Ribeiro, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Maria de Fátima Rêbelo e Dária Fonseca da Secretaria de Estado da Educação (SEE).

Já no horário da tarde, as experiências de Educação Ambiental das Instituições que compõem a COE e de Escolas Sustentáveis em Alagoas (na rede estadual e municipal) foram apresentadas por facilitadores que aproveitaram a oportunidade para divulgar os trabalhos de sucesso desenvolvidos em algumas escolas alagoanas.

Nesta quarta-feira (05), a programação conta com a formação de Grupos de Trabalhos em Educação Ambiental e Organização de Atividades em Salas Temáticas, com a Oficina do Futuro: Construindo Projetos Coletivos. Água, Terra, Fogo e Ar serão os quatro temas discutidos no encontro.

Projetos de escolas sustentáveis

Uma das unidades de ensino da rede pública estadual que vem se destacando com exemplo de projetos de sustentabilidade é a Escola Maria Ivone dos Santos Oliveira, localizada no Conjunto Inocoop, no Tabuleiro do Martins, em Maceió. Com consciência ambiental e a preparação do alunado, professores dedicam tempo para atividades relacionadas com a sustentabilidade.

Maria Celi Alves, diretora da escola da 14ª CRE, compartilhou com as outras coordenadorias as atividades desenvolvidas que vão desde a produção de sabão a partir do óleo de cozinha à fabricação de puf's com garrafas Pet, intensificando o programa de reciclagem em Alagoas, tudo produzido pelos próprios alunos.

“Esse trabalho é um grande passo na mudança de comportamento do aluno e o torna uma pessoa ainda melhor, trazendo à tona a questão do consumismo exagerado. Resgata valores e associa a sustentabilidade com a geração de renda, um grande passo conquistado pela Educação em Alagoas”, finalizou Walnyce Miranda.


 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..