Surfista brasileiro passa por cirurgia para retirada de areia dos pulmões

04/09/2012 08:20 - Mundo
Por Redação
Image

O surfista brasileiro Audemir Calunga foi submetido na noite desta segunda-feira a uma cirurgia para retirar uma boa quantidade de areia de seus pulmões. O procedimento, chamado broncoendoscopia, consiste em um aspirador, com uma câmera, que entra no corpo da pessoa e retira os grãos de areia.

A informação foi passada pelo empresário de Calunga, Petronio Tavares, que está ao lado do surfista desde a manhã de domingo, quando sofreu um acidente em praia do México.

"Ele estava sem sedação desde a manhã de hoje (segunda-feira), mas o pneumologista, depois de uns exames, achou melhor fazer rápido esse procedimento. Se ele acordasse neste período e tivesse com areia nos pulmões, ia sentir muita dor", afirmou Tavares.

O surfista potiguar, de 39 anos, está internado na UTI de um hospital na Cidade do México, em coma induzido. No domingo, ao encarar uma onda gigante na praia de Zicatela, em Puerto Escondido, ele teve o rosto perfurado pela própria prancha. Além do choque, o surfista sofreu também uma parada cardiorrespiratória e foi reanimado ainda na praia, antes de ser levado ao hospital.  

Na manhã desta segunda, ele teve a sedação retirada, mas era necessário 12 horas para ver se Calunga acordava. Antes desse prazo, porém, ele foi novamente sedado para ser submetido ao procedimento de retirada da areia.

Outro fator que requer cuidado da equipe médica é que o brasileiro, desde as 18h (de Brasília) desta segunda está com febre (aproximadamente 38,2º). Como ele está na UTI, segundo uma enfermeira disse em conversa com o empresário, a febre não é bom sinal.

Enquanto Audemir Calunga não acorda, não é possível dizer qual é, ou se terá, danos cerebrais. Até as 23h (de Brasília), a atividade cerebral dele estava normalizada, bem como sua pressão e saturação de oxigênio no sangue.

Calunga é um dos principais surfistas de ondas grandes do Brasil e já surfou em “paredões” na Indonésia, Tahiti, Chile e Havaí. Antes de partir para o México, ele postou uma mensagem animada em seu Facebook na última sexta-feira: “Depois de oito anos retorno a Puerto Escondido, muito respeito e adrenado. Que Deus nos guarde”. 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..