Primeiras impressões: Volkswagen Touareg R-Line

04/09/2012 08:07 - Carros
Por Redação
Image

A grife R-Line, que estreou no Brasil no Passat CC em fevereiro de 2011, agora se estende ao SUV Touareg, já à venda nas concessionárias da Volkswagen partindo de R$ 333.700. A marca espera vender 50 unidades do modelo, que representam 10% do total de Touaregs previstos para 2012 – mas, dos 500 emplacamentos totais almejados para o SUV, por enquanto apenas 182 foram concretizados, segundo levantamento da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) de janeiro a setembro.

Tratada como pacote, e não versão, a estirpe R-Line enfeita o SUV com saias laterais, para-choque dianteiro com spoiler e frisos cromados na parte inferior, aerofólio, ponteiras do escape diferenciadas, base do para-choque traseiro pintada na cor do veículo e rodas redesenhadas – na parte externa –; e insertos em metal na cabine, que substituem os detalhes que imitam madeira. Logotipos da “versão” nas laterais, nas soleiras das portas, na base do volante e no encosto de cabeça dos bancos dianteiros reforçam a caracterização.

Tecnicamente, no entanto, nada muda: o Touareg R-Line é baseado na versão V8, e mantém suas características. Isso significa que trata-se do mesmo 4.2 V8, de 360 cavalos e 45,4 kgfm de torque, acoplado a um câmbio automático de 8 marchas – que, juntos, levam o mamute de 2.075 kg aos 245 km/h de velocidade máxima e aos 100 km/h partindo da imobilidade em respeitáveis 6,5 segundos, de acordo com dados do fabricante. Embora sejam diferentes, as rodas continuam sendo de 20 polegadas e o nível do carro em relação ao solo foi mantido – ou seja, nada de suspensão rebaixada. Não há oferta da grife R-Line para o Touareg V6.

Segundo a marca, há mais quatro modelos R-Line a caminho do Brasil: um até o final do ano e outros três para 2013 – sempre restrito a modelos premium, é de se imaginar que o pacote seja oferecido em Tiguan, Jetta, Passat e Passat Variant. A conferir.

Equipamentos

Os R$ 25.511 a mais que se paga pelo Touareg R-Line sobre os R$ 308.189 da versão de base (relembrando, a V8) não valeriam apenas pelo complemento estético. De série, o R-Line se justifica também pelo Area View (sistema que espalha câmeras externas pelo carro e garante ao condutor uma visão de 360°, útil em manobras, por exemplo) e o sistema de som de alta fidelidade Dynaudio – ambos opcionais no Touareg V8.

Continuam como opcionais o ACC (que controla automaticamente a distância em relação ao carro da frente, diminuindo a velocidade, se for ocaso), o Side Assist (indicador de ponto-cego) e o teto solar panorâmico – com todos os itens e pintura perolizada, o SUV chega a R$ 360.590.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..