Ifal abre inscrições para sete cursos técnicos profissionalizantes

04/09/2012 05:08 - Educação
Por Redação

O Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Campus Maceió, está abrindo inscrições a partir da próxima terça-feira (04) para o Exame de Seleção 2013, em sete cursos de Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio que permitem uma formação completa ao estudante.

Com o objetivo de atender às necessidades do mercado, os cursos capacitam profissionais de nível médio para que possam colaborar com o desenvolvimento da empresa nas áreas de Informática, Química, Mecânica, Eletrotécnica, Eletrônica, Estradas e Edificações.

Além disso, de acordo com Antenor Farias Barbosa, técnico do Departamento acadêmico de Tecnologia e Processo do IFAL, o diferencial é que além da formação no ensino médio, os estudantes poderão ter a capacitação profissional dentro do curso escolhido.

“É um ensino integrado, onde eles encontram a possibilidade de terem sua formação no Ensino Médio e durante todo o curso já são qualificados em determinadas áreas. Ao final, eles estão capacitados para atuar no mercado de trabalho”, colocou Antenor Barbosa, lembrando que os cursos terão duração de quatro anos e as aulas serão iniciados no início do ano de 2013.

Inscrições são exclusivamente pela internet

As inscrições, que custam R$ 15, devem ser feitas até 30 de setembro exclusivamente pela internet, no site http://exame.ifal.edu.br. Já a solicitação de isenção para o pagamento da taxa será até o dia 12. Para se inscrever, os interessados devem ter concluído o Ensino Fundamental e apresentar CPF, Carteira de Identidade e outros documentos constantes no Edital.

Estão sendo ofertadas 424 vagas para os turnos matutino e vespertino (36 por turma), sendo que 50% das vagas estão reservadas para candidatos classificados que cursaram os últimos quatro anos ou séries do Ensino Fundamental exclusivamente e integralmente em escola da rede pública.

A prova será realizada no dia 11 de novembro, a partir das 9 horas.

Conheça cada um dos cursos ofertados pelo IFAL

Informática, Química, Mecânica, Eletrotécnica, Eletrônica, Estradas e Edificações são áreas de atuação que vêm crescendo gradativamente no mercado de trabalho, gerando um grande interesse dos estudantes.

O curso integrado em Informática tem como objetivo atender às solicitações do mercado na área de produtos e serviços de informática, observando o compromisso em capacitar profissionais que possam colaborar com o crescimento de empresas do ramo. Os alunos sairão capacitados a desenvolver sistemas de software, administração de infraestrutura de redes de computadores e projeto e administração de bancos de dados.

Para quem tiver interesse em ingressar nas turmas de Química, a formação irá garantir uma sólida base humanista, científica e tecnológica capaz de promover o controle de qualidade consciente e crítico, das matérias primas, produtos finais e intermediários no processamento industrial atendendo as demandas dos setores produtivos.

Criado em 1962, o curso de Mecânica forma profissionais para atuar nos setores de produção, manutenção, projetos, serviços e gestão nesta área. Os profissionais com formação neste curso técnico poderá inspecionar equipamentos mecânicos, além de auxiliar na elaboração de projetos desenhando, coletando dados para dimensionamento e realizando cálculos básicos, dentre outras funções.

Na área de Eletrotécnica, o curso foi implantado para atender à crescente demanda de recursos humanos especializados no setor de energia elétrica, acompanhando a evolução comercial e industrial. Os estudantes são capacitados para desenvolver e elaborar projetos elétricos, atividade de planejamento, atividades na área comercial, controle e execução de manutenção, bem como execução de projetos e montagens de instalações elétricas prediais, de sistemas industriais e distribuição de energia elétrica de alta e baixa tensão.

No caso do curso de Eletrônica, os ensinamentos são voltados para executar instalação e manutenção de equipamentos e sistemas eletrônicos, elaboração e execução de projetos, diagramas e esquemas, além da prestação de assistência técnica para aquisição de bens e serviços, instalação e manutenção de sistemas e equipamentos eletrônicos e elaboração de relatórios técnicos.

Em Estradas, as aulas são ministradas focadas no planejamento, execução, conservação e manutenção de vias terrestres, considerando normas técnicas e de segurança necessárias à consecução da melhoria da qualidade de vida da sociedade. O perfil deste profissional é composto ainda pela elaboração de levantamentos topográficos; acompanhamento de obras de terraplanagem; desenvolvimento de locações de obras de vias terrestres; auxílio no gerenciamento e fiscalização a aplicação dos sistemas construtivos de obras de vias terrestres.

O curso de Edificações trabalha o aluno para o mercado de trabalho no ramo de elaboração de projetos arquitetônicos para edificações; desenho de projetos de instalações hidráulicas e elétricas; elaboração de cronogramas, orçamentos, processos licitatórios e licenciamento de obras; além da possibilidade de orientar, acompanhar e controlar as etapas de uma construção.

Fonte: Ascom - SEE

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..