BM&FBOVESPA lança Índice de Fundos de Investimento Imobiliários

03/09/2012 21:35 - Economia
Por Redação

BM&FBOVESPA inicia hoje o cálculo e a divulgação, em tempo real, do Índice de Fundos de Investimento Imobiliários (IFIX). O novo índice foi criado com o objetivo de oferecer aos agentes de mercado e gestores de recursos um indicador específico para acompanhar o desempenho do segmento de fundos imobiliários. A carteira do IFIX é composta pelas cotas dos fundos imobiliários mais negociados nos ambientes de bolsa e balcão organizado da BM&FBOVESPA. Para composição de sua primeira carteira 44 fundos imobiliários foram selecionados pelo critério de liquidez de suas cotas e ponderados por seu valor de mercado total (número total de cotas emitidas, multiplicado por sua última cotação em mercado). O índice terá sua carteira reavaliada a cada quatro meses, da mesma forma que os demais índices da Bolsa.

 

Segundo base histórica calculada pela BM&FBOVESPA, desde 30 de dezembro de 2010, o IFIX acumula uma valorização de 50,6% até o dia 31de agosto de 2012. Já o IMOB (Índice Imobiliário), indicador que mede o desempenho de uma carteira composta por ações de empresas do setor imobiliário, registrou queda de 15,8% e o Ibovespa, queda de 17,7%, no mesmo período.

 

Critérios Básicos

São elegíveis para inclusão na carteira teórica do IFIX todos os fundos imobiliários registrados e autorizados para negociação na BM&FBOVESPA. Podem fazer parte da carteira apenas os fundos cujas cotas tiveram os maiores índices de negociabilidade até totalizarem 99% do valor acumulado de todos os índices individuais, nos últimos doze meses. O segundo critério exige que as cotas dos fundos tenham sido negociadas em pelo menos 60% dos pregões realizados no período. Os fundos imobiliários com menos de doze meses de listagem são elegíveis para o IFIX apenas se tiverem o mínimo de seis meses de negociação e presença em pelo menos 60% dos pregões realizados em seis meses.

 

Os fundos que fazem parte do IFIX são ponderados pela multiplicação de seu valor de mercado, considerando-se todas as cotas emitidas, valorizadas pela sua última cotação em mercado. A participação de um fundo no IFIX não poderá ser superior a 20%, quando de sua inclusão ou nas reavaliações periódicas. Caso isso ocorra, serão efetuados ajustes para adequar o peso do fundo a esse limite. A base do IFIX foi fixada em 1.000 pontos para a data de 30 de dezembro de 2010.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..