Bancários paralisam atividades até meio-dia no Centro

03/09/2012 05:59 - Maceió
Por Redação
Image

Bancários de Maceió paralisam as atividades na manhã desta segunda-feira, dia 3, em diversas agências bancárias do Centro, em protesto contra a proposta de reajuste salarial da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), que é de 6% para o salário e demais verbas. Os trabalhadores reivindicam 10,35% de reajuste, sendo 5% de aumento real, além de melhorias nas cláusulas de emprego, saúde, segurança e igualdade de oportunidades.

A paralisação na manhã de hoje é de advertência e prosseguirá até as 12 horas. O movimento ocorre em todo o país e busca pressionar os bancos na véspera de mais uma negociação, marcada para amanhã, às 15 horas, em São Paulo. Segundo o Comando Nacional dos Bancários, a Fenaban precisa melhorar muito a sua proposta, caso contrário, os bancários deflagarão mais uma greve nacional da categoria.

O presidente do Sindicato dos Bancários de Alagoas, Jairo França, informa que as negociações estão ainda mais lentas com os bancos federais (Caixa Econômica, Banco do Brasil e Banco do Nordeste), nos quais os funcionários têm reivindicações específicas. “Os bancos públicos e privados voltaram a ter lucros astronômicos este ano, mas continuam sua política de exploração aos trabalhadores, clientes e usuários, com demissões, assédio moral, falta de segurança, juros altos e outras práticas danosas à sociedade”, disse ele.

Estão paralisadas pelos bancários todas as agências bancárias da Rua João Pessoa, além da unidade do BNB na Rua Melo Moraes e da agência do HSBC no calçadão do comércio. A estratégia dos trabalhadores foi fechar uma agência de cada banco.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..