Pela primeira vez, elas irão às urnas para escolher seus representantes no Legislativo e Executivo municipais. Aos 25 anos, Vera Lúcia Vieira e aos 18, Ana Clésia Bomfim dão exemplo para muita gente mais velha de como definir um candidato em meio a tantas opções. Para quem tem acima de 70 anos, o voto não é obrigatório, mas cerca de 10 mil alagoanos vão comparecer as urnas para fazer valer os seus direitos.
A estudante Ana Clésia, que nasceu conectada ao mundo virtual, não esconde a ansiedade de exercer a democracia e alerta: depois da eleição, é preciso acompanhar o mandato do político. “Estou muito ansiosa pra votar. Ainda não consegui decidir meus candidatos. O guia eleitoral que passa na televisão não ajuda muito, por isso, busco me informar pela internet e as redes sociais que são aliadas do eleitor”, afirmou.
Ela ainda fala que é preciso acompanhar se as obras prometidas nas campanhas serão cumpridas ao longo do mandato. “Não sei se vou conseguir acompanhar todas as obras. Só sei que não quero fazer como muitos eleitores que nem se lembram em quem votaram na eleição passada. Com o meu voto, sei que posso mudar a realidade do Estado”, frisou a estudante.
Já para a babá, Vera Lúcia, que tirou o título de eleitor aos 25 anos, é preciso fazer a escolha certa. “Ainda não decidi em quem vou votar, mas quero fazer o melhor para todos. O alagoano já foi muito castigado com os políticos do passado”, disse.
Os brasileiros que já passaram dos 70 anos de idade também têm a participação no pleito como algo facultativo. Mais de dois por cento do eleitorado da capital alagoana tem idade superior e, apesar de não terem este compromisso determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral, muitos idosos garantem que não abrem mão do voto.
Segundo as estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Maceió o número de eleitores acima de 70 anos que deve comparecer às urnas em outubro é bem menor do que observado em 2010. Este ano são aguardadas 11.122 pessoas, contra 26.514 da última eleição.
Para a aposentada Zuleide Rodrigues, de 75 anos, votar nunca foi uma obrigação. “Faço questão de ir às urnas votar, sinto prazer. E gosto mais ainda porque encontro velhos amigos. Já tenho meus candidatos certos e não caio na conversa de ninguém”, afirmou.
Eleitores 2012
Alagoas- 1.863.029 eleitores
Maceió:
16 anos 1276- 0,255%
17 anos 3.972- 0,793
70 a 79- 9.898- 1,975%
Acima de 79-1224- 0,244%
11.122 eleitores e 2.219%