A Cadeia Produtiva da Química e do Plástico do Estado de Alagoas esteve presente na Embala Nordeste 2012, feira que reuniu as principais empresas e pesquisadores do país nas áreas de embalagens, processos, transformação e impressão. O evento ocorreu entre os dias 28 e 31 de agosto, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

O Governo de Alagoas foi representado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), que compõe a Cadeia Produtiva da Química e do Plástico em parceria com o Sebrae, Associação das Empresas do Polo Industrial de Marechal Deodoro (Assedi-MD), Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), Sinplast e a Associação das Empresas do Polo Multissetorial Governador Luiz Cavalcante.

"O evento permite que Alagoas mostre todo o trabalho que está sendo feito em relação ao fomento do setor químico plástico. Estamos preparados em todos as áreas, desde a infraestrutura, passando pela mão-de-obra qualificada, como também no fornecimento das matérias-primas", destacou o secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes.

Qualificação

A Federação das Indústrias do Estado de Alagoas esteve representada por técnicos do Núcleo de Tecnologia do Plástico (NTPlas) do Senai, centro de educação profissional que conta com uma ampla estrutura para atender todos os segmentos de polímeros no Estado e demais regiões. O NTPlás forma 400 alunos anualmente em Alagoas.

Presente à Embala Nordeste, um dos instrutores que atuam no Núcleo, William Maynart, explica que a mão-de-obra qualificada é uma carência apresentada em todo o País, e que Alagoas, através do NTPlás, se posiciona em uma posição de destaque no que diz respeito a qualificação.

"Apenas o Estado da Bahia conta com um centro de qualificação semelhante ao NTPlás. Estar presente a esse tipo de evento faz com que possamos verificar os processos tecnológicos inovadores, buscando extrair técnicas para um melhor aproveitamento dos alunos durante o curso. Todo o conhecimento extraído daqui será implantado dentro da sala de aula", destacou William Maynart.

Em um espaço reservado, o secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico, Keylle Lima e técnicos da Seplande entraram em contato com empresários do segmento para falar sobre o funcionamento da Cadeia Produtiva da Química e do Plástico de Alagoas, com o intuito de prospectar novos negócios.

Segundo números da organização do evento, aproximadamente 500 expositores participaram da feira, que gerou R$ 1,5 bilhão em negócios.