Governo do Estado inaugura obra de recuperação de antigo sistema de esgoto

31/08/2012 02:45 - Política
Por Redação

Antigas tubulações, deterioradas nos últimos 30 anos, foram recuperadas e substituídas ao longo de seis quilômetros de rede. A obra de recuperação, substituição e ampliação do antigo sistema de esgoto de Maceió (coletor tronco), concluída pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), foi inaugurada nesta quinta-feira (30), pelo governador Teotonio Vilela Filho.

A obra beneficia mais de 250 mil moradores dos bairros da Ponta Verde, Pajuçara, Jatiúca, Poço, Jaraguá, Trapiche e Centro e foi dividida em três etapas. As antigas tubulações, compostas de manilha de cerâmica, foram substituídas por tubos de PVC, material mais durável e resistente a corrosões, inclusive aos produtos químicos gerados em esgoto sanitário.

Durante a inauguração, o secretário Marco Fireman falou sobre a ampliação da rede de esgotamento sanitário, que dobrou na capital, e as perspectivas para os próximos anos. “Nossa meta é ter 60% da cidade saneada até 2014. Já concluímos as primeiras etapas do esgotamento sanitário na orla lagunar e garantimos recursos para a terceira etapa. Também estamos concluindo o esgotamento da Bacia da Pajuçara e desenvolvendo novos projetos para a parte alta da cidade”, disse.

O governador Teotonio Vilela Filho também comentou os avanços conquistados no setor de saneamento em Alagoas. “Políticos geralmente não gostam de fazer saneamento porque a execução das obras gera transtornos à população e, quando estão concluídas, as obras ficam enterradas, sem visibilidade. Prefiro enterrar canos do que crianças, porque esgoto na rua mata”, afirmou.

A obra do coletor tronco também consistiu na recuperação dos tubos de concreto deteriorados ao longo dos últimos 30 anos, que vinham provocando afundamento do solo de algumas regiões da cidade e, consequentemente, causando acidentes nesses locais. Além disso, os tubos coletores foram ampliados – os diâmetros passaram de 1.000 mm para 1.400 mm, garantindo, entre outros benefícios, o aumento da capacidade de escoamento do esgoto para o emissário submarino.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..