No dia de ontem, uma iniciativa pioneira da rádio Acompec 87,9 FM mobilizou os moradores da cidade de Joaquim Gomes - aproximadamente 80 quilômetros de Maceió - para debater política em praça pública. Em parceria com o site JG 40 Graus, a rádio realizou o primeiro debate ao vivo com os candidatos à Prefeitura Municipal do Município.

Por lá, três forças se enfrentam: Toinho Batista (PSDB), Bida (PP) e Jendevaldo (PRB). Este último, optou por não comparecer. Batista e Bida pudarem se questionar sem interferências de um terceiro. Infelizmente, o que se viu foi muito mais a troca de acusações, agressões e denúncias de supostos desvios na administração municipal.

Porpostas? Poucas! Porém, prevalece a festa da democracia promovida pelo veículo de comunicação local, que pode servir de exemplo para tantas outras rádios no interior, na busca de elevar o debate político e levar aos munícipes o que pensam os candidatos.

Em Joaquim Gomes, os que participaram do debate foram “armados” de farta documentação, já que tanto Toinho Batista, quanto Bida passaram pela administração municipal. Batista ocupa a cadeira a nove meses como “prefeito tampão”. Bida também assumiu ainda neste quadriênio que se finda agora também por questões judiciais.

O que mostra uma realidade complicada na vida política do município que tem 50 anos de existência. Por lá, haverá ainda um segundo debate que está marcado para o próximo dia 27 de setembro. Que os candidatos evoluam em propostas e pensem mais no município, que - como muitas cidades alagoanas - enfrenta problemas históricos, fazendo que com sua econômia fique dependente ao extremo da administração municipal.

É de se parabenizar ações como a da Acompec 87,9 FM. Que os principais atores deste processo - os candidatos - reflitam sobre a importância deste momento. 

Estou no twitter: @lulavilar