Alerta de tsunami é emitido após tremor de 7.6 graus nas Filipinas

31/08/2012 19:04 - Brasil/Mundo
Por Redação

Um forte terremoto de 7.6 graus na Escala Richter foi registrado nesta sexta-feira no Oceano Pacífico, nas proximidades da costa das Filipinas, segundo o serviço americano de Geologia (USGS). Inicialmente, o serviço havia informado que o tremor era de magnitude 7.9. Um alerta de tsunami foi emitido imediatamente após o abalo sísmico.

De acordo com o USGS, o tremor foi localizado 96 km ao leste da cidade de Sulangan às 9h47 (de Brasília) e 34,9 km de profundidade. O governo das Filipinas ordenou a imediata evacuação de áreas costeiras e que a população se dirija para lugares altos. Até agora há a informação de que uma pessoa morreu. Ela teria sido soterreda por uma casa que desabou após o tremor na cidade de Cagayan de Oro, nas Filipinas. Há a confirmação de que um tsunami de 16 cm atingiu o sul do país.

O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico emitiu um alerta regional para possíveis ondas gigantes para a Indonésia, Filipinas, Taiwan, Papua Nova Guiné, Japão, Guam, Belau, Yap, Ilhas Mariana e Belau. Regiões da Rússia banhadas pelo Oceano Pacífico e o Estado americano do Havaí também foram colocados em alerta. Mas, por volta das 10h40, o alerta foi retirado para a maior parte dos países e ilhas da região, sendo mantido apenas para as Filipinas, Indonésia e Belau, segundo a agência BNO News.

"Ainda não se sabe se um tsunami foi gerado. O alerta é baseado apenas na avaliação do terremoto", disse o centro, em boletim. "Um terremoto deste tamanho tem o potencial de gerar um tsunami destrutivo que atinja costas próximas em questão de minutos e mais distantes em horas".

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..