O EuroNCap, organização independente que realiza testes de segurança em carros na Europa, deu nota máxima a cinco modelos de seis avaliados na bateria mais recente. Os resultados foram divulgados nesta quarta-feira (29). O novo Renault Clio, o Audi A3, o Ford B-MAX,o Kia Cee’d e o Volvo V40 conseguiram as cinco estrelas. A picape japonesa Isuzu D-Max obteve quatro.

A organização avalia o nível de proteção dos veículos, para ocupantes adultos, crianças (em bebê-conforto e em cadeirinha) e para pedestres, em situações de colisão frontal, lateral, além da oferta de itens de segurança, como limitador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e sensor de cinto de segurança.

O V40 foi considerado o mais bem sucedido na história em testes do EuroNCap no seu segmento, graças a um sistema inédito de airbag para pedestres, que é de série para todas as versões do modelo.

Caso o carro bata em um pedestre, sensores detectam o impacto e acionam a bolsa inflável instantaneamente, que se estende pelo capô, elevando-o, e pelas colunas. No teste do EuroNCap, esse dispositivo fez com que o carro oferecesse 88% na escala de até 100% de proteção ao pedestre. Veja como foram os testes do V40, no site da organização.

Evolução do hatch
A minivan Ford B-MAX, lançada neste ano na Europa, descarta a coluna B, que normalmente separa parte da frente da cabine da traseira. Ela conta com uma estrutura incorporada às portas para aumentar a proteção em casos de colisões laterais. Os testes mostraram que a mudança não compromete a segurança do veículo, que alcançou 92% de proteção para um ocupante adulto. Veja como foi a avaliação do modelo.

O carro também é equipado com um sistema chamado AEB, já premiado pelo EuroNCap, que ajuda o motorista o obter o máximo da capacidade de frenagem em situações de emergência.