Líder na indústria de cerâmica estuda implantar fábrica em AL

30/08/2012 16:54 - Negócios
Por Redação

O secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, esteve reunido nesta quinta-feira (30) com executivos da cerâmica catarinense Portobello, líder do setor na América do Sul. A reunião contou com a presença de técnicos da Seplande e da Algás – Gás de Alagoas S.A, que discutiram assuntos técnicos e operacionais sobre a implantação de uma indústria da Portobello no estado.

A empresa pretende abrir um novo parque industrial na região Nordeste para atender à demanda interna. O projeto prevê investimento inicial de R$ 200 milhões e geração de 250 empregos diretos. Após o início de todas as operações e a ampliação do projeto, o número de empregos gerados, de acordo com os executivos, poderá chegar a 750.

“Até a tomada final da decisão, o Governo concentrará todos os esforços necessários para viabilizar a implantação da Portobello em Alagoas”, disse o secretário Luiz Otavio Gomes. “O setor de cerâmica em Alagoas está mais concentrado nos médios e pequenos negócios. Dessa forma, a maior empresa desse segmento elevaria o patamar de toda a cadeia produtiva e ofereceria a oportunidade da chegada de outros empreendimentos”, acrescentou.

A reunião foi fruto de uma visita feita pelo governador Teotonio Viela Filho e do secretário Luiz Otavio Gomes à unidade fabril da Portobello no município de Tijucas (SC), em 16 de julho passado. Na oportunidade, o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Keylle Lima, apresentou as diretrizes do Programa de Desenvolvimento Integrado do Estado de Alagoas (Prodesin), que trata dos incentivos fiscais, creditícios e locacionais oferecidos pelo Governo de Alagoas, e traçou um panorama geral da infraestrutura e logística para a implantação desse tipo de empreendimento no Estado.

De acordo com o vice-presidente da Portobello, Claudio Ávila, esse encontro é visto de maneira muito positiva pelo Conselho Administrativo da empresa. Ele afirmou que a empresa atualmente discute e analisa as questões de infraestrutura e financiamento para implantação de sua unidade industrial na região Nordeste.

“A presença do governador Teotonio Vilela Filho mostrou para nós que o trabalho em Alagoas está em sintonia com a política de excelência implantada pela empresa. Além disso, ficamos muito satisfeitos com o que foi apresentado quanto aos benefícios oferecidos pelo Estado, fator que terá grande peso para a definição do local de implantação da fábrica da Portobello no Nordeste”, destacou.

Com os técnicos de planejamento e da área comercial de Algás, os executivos trataram de detalhes sobre o fornecimento, aquisição e distribuição de gás. A nova unidade industrial da Portobello deve utilizar em suas operações um total aproximado de 2 milhões de metros cúbicos de gás natural por mês.

Ainda na reunião, o diretor financeiro e de Relações com o Mercado da Portobello, Rildo Pinheiro, entregou ao secretário Luiz Otavio Gomes o planejamento feito pela empresa, onde estão detalhados todos os aspectos de estrutura, área para a implantação do empreendimento, linhas de produção e distribuição, entre outros.

“Acreditamos que até o dia 9 de dezembro, data que marca a última reunião do ano do Conselho de Administração da Portobello, sairá a decisão do local onde a unidade do Nordeste será instalada. Os trabalhos ainda estão em fase de planejamento mas, hoje, podemos afirmar que Alagoas é o Estado onde há a maior probabilidade para abrigar Portobello Nordeste”, afirmou o vice-presidente Claudio Avila.

Ainda nesta quinta-feira os executivos serão recebidos pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), José Carlos Lyra. Amanhã (31), o grupo visita áreas do Polo Multifabril Industrial José Aprígio Vilela, em Marechal Deodoro, onde há possibilidade de instalação da indústria.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..