Escola Otacílio Holanda é entregue reformada à comunidade

30/08/2012 14:15 - Maceió
Por Redação

Completamente recuperada e com uma estrutura adequada para receber crianças da comunidade Monte Alegre, no Tabuleiro do Martins, a Escola Estadual Otacílio Holanda foi entregue nesta quarta-feira (29) pelo secretário de Estado da Educação e do Esporte (SEE), Adriano Soares. A unidade de ensino foi uma das 163 escolas selecionadas pelo Governo do Estado para ser submetida às reformas emergenciais, contabilizando com esta, 116 obras concluídas.

A escola funcionava em um prédio antigo desde 1990 e anteriormente, havia sido submetida apenas a pequenos reparos. Durante três meses, os técnicos trabalharam na instalação de forro, pintura de paredes, portas e grades, colocação de piso e revisão da rede elétrica e hidráulica. Outro ponto importante foi a entrega de novo mobiliário, ventiladores para as salas de aula e equipamentos que vão contribuir para a formação do alunado. A biblioteca da escola recebeu novas obras e um espaço conhecido como 'cantinho da leitura' para estimular o aluno a viajar no universo dos livros.

O secretario Adriano Soares visitou as dependências da escola, acompanhado por técnicos da Secretaria de Educação. “Nos deixa feliz chegar nesta escola e vê-la totalmente recuperada, isso é o maior sentido do nosso trabalho. Sabemos da importância dessas ações para o aluno e para o professor, pois recuperam o estímulo, resgatam a autoestima e fazem com que se desenvolva um grande projeto dentro da educação”, ressaltou.

Ao alunos, Adriano Soares fez questão de deixar a mensagem de que é preciso que cada um faça a sua parte. “A secretaria está entregando a escola totalmente reformada e precisamos da ajuda de cada um. A escola é o que fará diferença na vida de vocês. Estamos dando cidadania e sabemos que é na escola que vocês podem construir um futuro diferente”.

Estímulo - Durante a solenidade de entrega, a diretora Adriana Melo da Silva ressaltou a importância do trabalho de recuperação do prédio, que não oferecia uma estrutura adaptada para receber os 125 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. “Foram três meses de obras e , agora, que a reforma aconteceu podemos dizer que temos uma escola melhor para os profissionais trabalharem e para os alunos, que se sentem entusiasmados em comparecer às aulas”, colocou.

Ressaltando ainda o compromisso do Estado com a educação, a diretoria agradeceu Adriano Soares pela iniciativa de melhorar a qualidade de ensino, investindo nas obras de diversas escolas em Alagoas. “Isso não é apenas a reforma de um prédio, mas a construção de um novo horizonte para a educação. Para alguns são pequenas coisas, mas para a escola, o trabalho que foi feito significa um grande passo pensando no futuro de nossas crianças. Por isso, só temos que agradecer a sensibilidade do secretário”, agradeceu a diretora.

A solenidade de entrega contou também com a presença do coordenador da 14ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Israel Nicolau dos Santos, que enalteceu o comprometimento do estado na formação das crianças e jovens em Alagoas.

“O Ensino Fundamental é uma responsabilidade do Município, mas o Estado assumiu esse compromisso com a Otacílio Holanda, que é a única escola que atende esta comunidade, formada por três grotas (Chã Nova, Cicosa e Santa Helena). A reforma trouxe benefícios não só estruturais, mas percebemos o aumento no número de matrículas e frequência dos alunos, além da vontade de trabalhar dos professores”, afirmou o coordenador.

Ao final da solenidade, alunos da escola que integram o Projeto 'Brincando com Poemas' fizeram uma pequena apresentação para o secretário e sua comitiva, interpretando textos de grandes escritores, como Mário Quintana.

Visita à Irene Garrido

Após a entrega da escola, Adriano Soares e técnicos da Secretaria de Educação seguiram numa visita à Escola Estadual Irene Garrido, localizada no Conjunto Dubeaux Leão, também no Tabuleiro do Martins. A escola que atende 1.726 estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental Maior e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio está passando por reformas autorizadas pelo Governo Estadual.

Adriano Soares visitou as dependências e conversou com os estudantes e professores para conhecer as necessidades na unidade da rede pública estadual. O secretário conheceu também a sala de informática que está totalmente finalizada e ficará a disposição do alunado para aulas e pesquisa. Ao final, dois grupos de danças fizeram apresentações no pátio da escola.

Para a diretora Telma Godoy, a finalização das obras irá promover um novo rumo na vida de cada estudante. “Isso significa motivação, estímulo aos alunos, que vão fazer uma escola diferente, aprimorando o processo de educação no Estado de Alagoas”, concluiu.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..