Numa forma de desabafo, o candidato a prefeito por Maceió, professor Alexandre Fleming, usou a ferramenta social do Facebook para conversar com o eleitorado de sua cidade.

Ele começou assim: "Sou Professor Fleming, filiado ao PSOL, e venho através desse texto expor os motivos que me levaram a ser candidato a prefeito de Maceió. Assim como você, estou insatisfeito com o desenvolvimento da minha terra. Estou cansado de ver os mesmos grupos políticos, anos após anos, no poder. Com as mesmas práticas que levaram o estado e a nossa capital a uma situação jamais vista na história.

Estou cansado de assistir nos telejornais, escândalos de corrupção envolvendo os gestores da minha cidade e os recursos de obras escorrendo pelo ralo. Estou cansado de ver que a cidade não vai para frente. Assim como você, cansei. Ao ver a conjuntura política no ano passado resolvi colocar meu nome a disposição a prefeitura de Maceió. Fiz isso porque, assim como você, me recuso a votar nas opções que representam a mesmice.

Não gosto de ver escolas públicas paradas, por conta de reformas suspeitas, investigadas pelo ministério público, enquanto os índices de educação são os piores do país. Não quero ter que votar num candidato que recebia salário público e até hora extra, enquanto estudava em outro país. Ou ter que optar num outro candidato que é ficha suja e responde a tantos processos na justiça, que se fossem enumerados, não caberiam nesse desabafo. Mesmo candidato que representa uma administração acusada de desviar dinheiro público do sistema de limpeza urbana, enquanto as ruas da cidade onde vivo, são sujas, cheias de entulho.

Não quero ter que optar por um candidato que passa a vida com política assistencialista, porque sei que isso não resolve. Ou ter que votar em outro que simplesmente só critica, que já tem mandato e nada faz. Ou um outro que tem uma deficiência física e faz disso o único motivo para que eu vote nele. E o trabalho? Onde está?

Estou cansado de dizer isso todos os dias aos meus alunos e ser questionado sobre mudança. Resolvi arregaçar as mangas e ser responsável por ela. Sou candidato porque cansei de ficar sentado vendo tudo isso acontecer, sem que ninguém dê um grito de basta. Resolvi eu mesmo dar esse grito.

Sou professor, eu estudo o passado e trabalho com o futuro. Hoje, tenho orgulho em dizer que entre todas essas opções que aí estão, a única que pode representar uma mudança real é a minha candidatura. Sem receita mágica, sem inventar a roda. Só o trabalho transforma, e isso, eu sei fazer.

Não sou ficha suja, não faço parte de um grupo político escroto. Não faço assistencialismo. Sou apenas um professor, preparado para bater de frente com tudo isso e trabalhar.

Se você quer que Maceió continue como está, as opções estão aí. Se você quer mudança, peço apenas seu voto de confiança. Porque nada é impossível de mudar, acredite, assim terminou o seu texto o Fleming.

acesse>twitter>@Bsoutomaior