A Cooperativa Pindorama, localizada no município de Coruripe em Alagoas, já iniciou a capacitação de 42 jovens da comunidade de Pindorama que ingressaram no Programa Jovem Aprendiz. O programa é dividido em aulas teóricas e atividades práticas, que visam à inserção de jovens entre 14 e 24 anos no mercado de trabalho. No período de safra da cana-de-açúcar a unidade industrial chega a empregar mais de duas mil pessoas na região.
O programa vai reforçar as ações de inclusão e desenvolvimento social já adotados pela cooperativa. No período de seleção, a gerência de Recursos Humanos da Cooperativa Pindorama priorizou beneficiar os jovens da comunidade, a exemplo de alunos capacitados em Programas ofertados pela Cooperativa como: Jovens Lideranças Cooperativistas e O Amanhã de Pindorama.
“Na entrevista trabalhamos atividades grupais, aplicamos técnicas de observação, participação e integração, com o intuito de traçar um perfil ideal para que os jovens desenvolvam as atividades que lhe forem designadas. O programa prioriza o desenvolvimento de atividades administrativas e os qualifica para o mercado de trabalho”, afirmou Alvacy Vieira, gerente de Recursos Humanos da Cooperativa.
Ao todo, o grupo cumprirá 1000 horas, divididas em 500 horas de aulas teóricas e 500 horas de aulas práticas. No cronograma de aulas teóricas será debatido empreendedorismo, comunicação dentro das organizações, atendimento ao cliente, além de atividades específicas da função de auxiliar de escritório.
De acordo com as Leis nº 10. 097/00 e 11.180/05, empresas de médio e grande porte devem contratar jovens entre 14 e 24 anos, para capacitação profissional (prática e teórica), cumprindo as cotas que variam de 5% a 15% dependendo do número de funcionários efetivos qualificados na Empresa.
Por Assessoria