Com quase três meses para o fim da temporada 2012 no futebol brasileiro, a CBF divulgou, nesta terça-feira, o calendário das competições que serão disputadas em 2013. Uma Copa do Brasil mais longa e com datas melhores distribuídas e a paralisação de todas as competições para a Copa das Confederações são algumas das novidades.

Tão polêmico e quase sempre muito criticado, o calendário do futebol brasileiro sofreu algumas modificações para a temporada de 2013. A principal delas aconteceu com a Copa do Brasil, que, como contará com a participação de 86 clubes - incluindo os que participarem da Copa Libertadores da América-, passará a ser disputada em um intervalo de sete meses, e não mais em três, como sempre foi. Com início marcado para o dia 3 de abril, a segunda competição mais importante do futebol brasileiro terá sua final disputada somente no dia 27 de novembro.

As datas para a disputa do Campeonato Brasileiro também sofreram algumas alterações. Com início marcado para o dia 26 de maio, a competição será paralisada no dia 9 de junho, após a quinta rodada, e só voltará a ser disputada quase um mês depois, em 7 de julho. Isso porque a Copa das Confederações, que será realizada no Brasil, vai interromper as disputas de clubes entre os dias 15 e 30 de junho, período em que será disputada.

Além das quatro divisões do Campeonato Brasileiro, outras competições como a Copa Libertadores e a Copa do Brasil também serão interrompidas nesse período.

Outra novidade para a temporada 2013 do futebol brasileiro será a volta da disputa da Copa do Nordeste. Realizada anualmente entre 1994 e 2003, a competição foi cancelada em 2004 por falta de datas no calendário anual. Após diversas reclamações do clubes, o torneio foi reincorporado ao roteiro em 2010, mas não foi disputado em 2011 e 2012. Contando com a presença de 16 clubes divididos em quatro grupos, o campeonato será disputado no primeiro trimestre de 2013, entre os dias 20 de janeiro e 17 de março.