Fiéis saem em procissão para homenagear Nossa Senhora dos Prazeres

27/08/2012 14:26 - Maceió
Por Redação
Image

As ruas do Centro foram palco, na tarde desta segunda-feira (27), da procissão em homenagem a Nossa Senhora dos Prazeres, padroeira de Maceió. Milhares de fiéis acompanharam o trajeto até a Praça dos Martírios, onde a celebração foi encerrada.

A procissão marcou o encerramento da programação de celebração à padroeira, que teve início do dia 17 de agosto. A procissão desse ano teve como tema Maria, Mãe de Jesus.

Ao final do percurso, houve a Consagração da Arquidiocese de Maceió em homenagem a Nossa Senhora dos Prazeres.

Hoje pela manhã, uma missa foi celebrada pelo arcebispo da capital, Dom Antônio Muniz, e Dom Dulcênio Fontes de Matos. Antes, aconteceu uma celebração eucarística.
 

História

A devoção a Nossa Senhora dos Prazeres como padroeira da cidade de Maceió data de séculos, desde o tempo em que Maceió era um pequeno povoado, no século XIX. Diz a História que a devoção à Mãe de Jesus, com o título de Senhora dos Prazeres, é oriunda de Portugal, em meados do século XIV, e foi trazida e propagada no Brasil pelos portugueses.

Relata-se também que a primeira capela dedicada a Nossa Senhora dos Prazeres foi erguida por volta de 1656, nos Montes Guararapes,em Pernambuco, a pedido do general Francisco Barreto de Menezes, em agradecimento às vitórias alcançadas, após duas batalhas em que os povos luso-brasileiros venceram os holandeses e os expulsaram do território pernambucano. Como o povoado de Maceió estava ligado à capitania de Pernambuco, essa devoção chegou a Alagoas. 

Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..