'NYT' destaca retorno de Lula à linha de frente na política

26/08/2012 16:30 - Brasil/Mundo
Por Redação
Image

Em matéria publicada no sábado no site do NY Times, o jornal americano destaca o retorno de Luiz Inácio Lula da Silva à linha de frente na política. A publicação descreve Lula como "um dos maiores ícones na política brasileira" e cita o empenho do ex-presidente na campanha de candidatos à prefeitura, o que estaria gerando controvérsias ao transformar antigos rivais em aliados.

O NYT destaca a trajetória política de Lula, desde os tempos de sindicalista. "Agora, Lula e sua criação daqueles tempos, o Partido dos Trabalhadores, estão enfrentando um de seus momentos mais graves", diz o NYT sobre o mensalão, cuja existência o ex-presidente voltou a negar na entrevista ao jornal.

O político aproveitou para opinar sobre a crise europeia. "Eu sei que a Europa não gosta que nos intrometamos em seus problemas, mas quando a crise foi no Brasil, todos tinham algo a dizer. Vamos ser francos: se a Alemanha tivesse resolvido o problema da Grécia anos atrás, não teria piorado dessa forma", disse Lula.

Na entrevista, Lula descartou a possibilidade de se candidatar à Presidência da República em 2014. "A Dilma é minha candidata e, se Deus quiser, vai ser reeleita", disse Lula. O jornal destaca, contudo, que em 2018 . há possibilidade do político voltar a concorrer. "Não é fácil saber como agir no papel de ex-presidente", acrescentou.

O NYT menciona, ainda, uma entrevista anterior com o também ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, na qual ele teria descrito Lula como alguém carismático, "um encantador de serpentes".
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..