Em matéria publicada no sábado no site do NY Times, o jornal americano destaca o retorno de Luiz Inácio Lula da Silva à linha de frente na política. A publicação descreve Lula como "um dos maiores ícones na política brasileira" e cita o empenho do ex-presidente na campanha de candidatos à prefeitura, o que estaria gerando controvérsias ao transformar antigos rivais em aliados.
O NYT destaca a trajetória política de Lula, desde os tempos de sindicalista. "Agora, Lula e sua criação daqueles tempos, o Partido dos Trabalhadores, estão enfrentando um de seus momentos mais graves", diz o NYT sobre o mensalão, cuja existência o ex-presidente voltou a negar na entrevista ao jornal.
O político aproveitou para opinar sobre a crise europeia. "Eu sei que a Europa não gosta que nos intrometamos em seus problemas, mas quando a crise foi no Brasil, todos tinham algo a dizer. Vamos ser francos: se a Alemanha tivesse resolvido o problema da Grécia anos atrás, não teria piorado dessa forma", disse Lula.
Na entrevista, Lula descartou a possibilidade de se candidatar à Presidência da República em 2014. "A Dilma é minha candidata e, se Deus quiser, vai ser reeleita", disse Lula. O jornal destaca, contudo, que em 2018 . há possibilidade do político voltar a concorrer. "Não é fácil saber como agir no papel de ex-presidente", acrescentou.
O NYT menciona, ainda, uma entrevista anterior com o também ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, na qual ele teria descrito Lula como alguém carismático, "um encantador de serpentes".