Historicamente, o poder das armas aliado ao desejo político foi responsável por colocar muitas famílias tradicionais à frente das prefeituras municipais, especialmente no interior do estado. Recentemente, o trabalho das Polícias vem combater essa triste imagem que Alagoas ainda carrega. Apesar da evolução da sociedade, o clima tenso das eleições, que ultrapassa o da discussão de ideias, prospera até hoje e 14 cidades já solicitaram o envio de tropas federais para tentar controlar os ânimos no dia da eleição.

Na última segunda – feira (20), o gabinete da Presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL) recebeu mais uma solicitação de tropas federais. Desta vez, foi o município de Pilar. Nos ofícios enviados pelas respectivas zonas eleitorais, os juízes se mostram bastante preocupados com o histórico de crimes políticos que cada município ainda tem. Após análise do pleno do TRE, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai deferir ou não as solicitações.

O Comandante do 59° Batalhão de Infantaria Motorizado de Alagoas, Ten. Cel. Frederico Pinto Sampaio, garantiu que se forem oficializadas todas as solicitações, o exército não terá dificuldades em enviar homens para os municípios. “Apesar da solicitação local, é necessário ainda que haja uma provocação por parte do TSE. Diante disso, estamos aguardando os procedimentos necessários para atuar”, colocou.

Atualmente, o 59º Batalhão de Infantaria Motorizado conta com 700 militares. “Todos são treinados constantemente durante os doze meses do ano. Não nos preparamos, apenas, para o período eleitoral. Porém, com as solicitações do TSE vamos analisar cidade a cidade e trabalhar pontualmente.”, informou.

Segundo Pinto Sampaio, o trabalho das tropas federais acontece, em sua maioria, em parceria com as forças do governo estadual. “Há muito tempo nossos homens vem desempenhando esse papel no pleito, não apenas em Alagoas como também em outros estados. Vamos trabalhar para garantir o direito do eleitor. Além do reforço nesse sentimento, vamos trabalhar para guarnecer a cidade. A nossa missão será executada”, assegurou.

Por conta da instabilidade política e clima de violência, os juízes eleitorais já solicitaram tropas federais nos municípios de Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres, Boca da Mata, Minador do Negrão, Jundiá, Batalha, Belo Monte, Jacaré dos Homens, Maribondo, Estrela de Alagoas, Rio Largo, Limoeiro de Anadia, Novo Lino e Pilar.