UTI Neonatal do Hospital do Açúcar aposta no atendimento humanizado

24/08/2012 01:55 - Saúde
Por Redação

Um tratamento que estimula e traz conforto, principalmente, aos recém nascidos e às crianças, está sendo implantado no Hospital do Açúcar de Alagoas, a musicoterapia. Estruturada há aproximadamente um mês, o som com melodias relaxantes, traz conforto e ajuda no tratamento de bebês prematuros, crianças internas na UTI Neonatal da unidade de saúde.

Implantado pela fisioterapeuta responsável da UTI Neonatal, Cícera Trindade e pela líder do setor de enfermagem, Jaildes Ferreira, o tratamento já tem resultados. “Essa iniciativa faz parte do trabalho de humanização adotado pelo Hospital do Açúcar. Com o estímulo da música, buscamos tornar o ambiente o menos estressante possível, tanto para os bebês, quanto para os pais”, declarou Cícera Trindade.

Hoje a equipe multidiciplinar, que trabalham para alcançar um objetivo comum, já está engajada no acompanhamento e desenvolvimento do tratamento. De acordo com a fisioterapeuta responsável da UTI Neo, foi formado um protocolo onde são relacionadas às reações e os momentos em que o tratamento é aplicado, assim, o grupo poderá reunir conteúdo para um estudo concreto.

“Estudos já mostram que a musicoterapia estimula o cérebro, e o desenvolvimento do bebê prematuro. Sabe-se que quando se expõe o ser humano à música há um estimulo positivo, relaxante, por isso, decidimos aplicar o tratamento no momento das visitas, para que os pais possam também ser beneficiados com o tratamento”, revelou Cícera Trindade.

Com a luz baixa e ao som de músicas instrumentais, pelo menos duas horas por dia, os bebês que estão necessitando de cuidados especiais recebem o conforto da família e da equipe técnica do hospital. A músicoterapia não tem contra indicação e é aplicado até em bebês que necessitam de suporte respiratório.

“Todo bebê prematuro precisa de estímulos, mas isso deve ser feito de forma que não agrida a criança. A música deve ser algo leve, mantida em um volume baixo, suave. Observamos que tranquiliza bastante o bebê e ajuda na sua recuperação”, reforçou a fisioterapeuta.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..