Juceal seleciona municípios para testes da Redesim

24/08/2012 10:09 - Maceió
Por Redação

Em fase final para a implantação da Redesim, sistema que facilitará a abertura de novas empresas no Estado, a Junta Comercial de Alagoas se antecipa para tirar dúvidas dos futuros usuários. Foram selecionados sete municípios com maior demanda de abertura de negócios para identificação de dificuldades quanto ao uso do sistema. Compareceram os representantes das cidades de Coruripe, Messias, Santa Luzia do Norte, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos, Teotônio Vilela e União dos Palmares.

O objetivo da reunião é reforçar o treinamento, além da identificação de possíveis problemas. Os municípios selecionados participaram, por intermédio de seus responsáveis, da consulta prévia para levantar possíveis dúvidas dos usuários e resolvê-las.

“Por uma questão de segurança estamos levantando dúvidas dos usuários do Facilita Alagoas e receptores da consulta para saber se eles estão aptos a utilizar o sistema”, comentou a gerente de tecnologia da informação da Juceal e responsável pela implantação da Redesim, Denise Caetano

A ação também contou com a participação do Sebrae. A entidade participa com apoio e orientação técnica, melhorando o ambiente para as micro e pequenas empresas locais. A maioria desses municípios já possui a Sala do Empreendedor.

“Nos últimos cinco anos o Sebrae tem se aproximado dos municípios estimulando o empreendedorismo. Temos facilitado a articulação junto às cidades em todo o processo”, explicou Izabel Vasconcelos, gerente de Políticas Públicas do Sebrae Alagoas.

José Lages Júnior, presidente da Juceal, avalia o período de testes como importante para avaliação de funcionalidade da Redesim pelos usuários. A ideia é fazer um levantamento das situações mais frequentes para antecipar o atendimento e preparar-se para 10 de setembro, data que será lançado o portal Facilita Alagoas.

“É importante saber se existe ocorrência de dúvidas e quais são estas, pois como o sistema é novo, precisamos nos antecipar para solucionar essas questões sem interromper o andamento da consulta”, afirmou o presidente da Junta Comercial.

Denise Caetano, explicou que o treinamento serve para trabalhar o sistema em situações reais, o que irá ajudar os usuários e administradores. “Essa reunião tem por objetivo deixar esses municípios prontos e habilitados para receber as informações das empresas que irão realizar sua primeira inscrição através do portal”, esclareceu a diretora de implantação da Redesim.

A gerente de tecnologia da informação da Juceal ainda reiterou a funcionalidade do período de testes. “Em paralelo, teremos o início dos testes para o processo completo de abertura de empresa. Assim, o usuário que der entrada na abertura de uma empresa já terá o CNPJ deferido, a emissão de Alvará de Funcionamento Provisório e a Inscrição Municipal”, afirmou.

A agente de desenvolvimento e responsável pela sala do empreendedor do município de União dos Palmares, Neide Nitomari, avalia a Redesim como um avanço para a desburocratização na abertura de empresas, formalizando o empreendedorismo na cidade.

“Com o Facilita Alagoas teremos uma agilidade maior. Antes, devido à dependência de informações de outros órgãos, levava de dois a três meses para se ter o alvará de funcionamento provisório. Agora é possível obtê-lo em até 2 dias”, comentou Neide Nitomari.

Jubiano Gomes, responsável pela consulta prévia em Coruripe, reiterou a praticidade do programa. “Até 48 horas se tem o CNPJ em mãos e o alvará de funcionamento provisório e essa praticidade atrai o empreendedor para o município”, afirmou.

Facilita Alagoas

O novo sistema para abertura de empresa simplificará os procedimentos com a instauração da consulta prévia, que permite testar a possibilidade de registro de nome empresarial e de registro de atividade escolhida pelo empreendedor em determinada localidade. O processo ocorre de forma online e requer o protocolo em apenas um órgão, a Junta Comercial, dando maior celeridade ao início do funcionamento do empreendimento, desonerando o processo.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..