Alagoas sedia a 36ª reunião da Abraccef

24/08/2012 19:47 - Turismo
Por Redação

Alagoas sedia a 36ª reunião da Associação Brasileira dos Centros de Convenções e Feiras (Abraccef), que teve inicio na tarde de ontem (23), visando discutir, capacitar e qualificar as gestões dos centros que compõem a entidade. Na solenidade de abertura, a secretária-adjunta de Estado do Turismo (Setur), Raquel Tenório, representando o governo do Estado, deu as boas-vindas e falou da excelência de nosso parque hoteleiro, ressaltando a nossa rica e saborosa gastronomia, e que estamos preparados para receber os turistas de negócios e eventos com qualidade e eficiência.

A Abraccef congrega os 73 maiores e melhores centros de convenções do país. Para fazer parte da associação é necessário estar de acordo com alguns critérios como: ter cunho nacional e internacional e possuir uma normatização técnica. Devem atender a determinados requisitos: a área do pavilhão de exposições com 3 mil m², no mínimo; número de assentos existentes, um auditório com capacidade técnica para 300 pessoas; além de uma gestão profissional.

Segundo a presidente da Abraccef, Margareth Pizzatto, os 73 centros associados representam 1,5 milhão de m² no Brasil e um patrimônio na casa de 4,5 bilhões. Nesses espaços, acontecem 198 mil eventos durante o ano, com um público participante acima de 20 milhões. Para cada congressista que participa, é gerado um emprego direto e três indiretos, contribuindo para uma geração econômica na proporção de 350 dólares/dia. “Os centros de convenções são considerados equipamentos âncora para as cidades que tem o destino de turismo e negócio”. Afirma.

O representante da Abraccef-AL, Eduardo Toledo, superintendente do Centro de Convenções e Exposições Ruth Cardoso (CCERC) - onde o evento acontece - destacou a importância da troca de experiências que contribui para a melhoria dos serviços prestados. Acrescentou, ainda, que as obras de climatização do pavilhão de eventos serão iniciadas em breve. Hoje (24), segundo dia do encontro, ele fará uma apresentação do projeto, que inclui, também, uma reforma. “A climatização é uma reivindicação antiga dos hoteleiros”. Finaliza.

De acordo com Sérgio Camilo de Camargo, Diretor Executivo da Abraccef, essa é a segunda etapa de um projeto iniciado há alguns anos, quando foram discutidos assuntos relacionados à configuração física - parte tangível. “Agora é necessário avançar para se chegar à normatização do setor para que os centros da Abraccef sejam um referencial de qualidade”, conclui.

O evento, que acontece com a participação de representantes de oito estados, segue até sábado (25), quando serão realizadas visitas técnicas.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..