InfoSaveMe lança estudo inédito com resultados do Primeiro Semestre

23/08/2012 17:45 - Brasil/Mundo
Por Redação

Em um levantamento inédito, o InfoSaveMe (www.infosaveme.com.br), ferramenta que monitoramento o mercado de compras coletivas, desenvolvida pelo SaveMe em parceria com a e-bit, apresenta os resultados do setor para o primeiro semestre de 2012.

 

Os dados mostram que o segmento de compras coletivas, com R$ 731,7 milhões acumulados nos seis primeiros meses de 2012, responderam por 7% do faturamento total do e-commerce brasileiro no período, que faturou R$ 10,2 bilhões.

 

O monitoramento, iniciado em novembro de 2011, é realizado com base no acompanhamento de mais de 400 sites de compras coletivas em atividade no Brasil, abrangendo 90% do total do mercado. São coletadas informações sobre ofertas, faturamento, quantidade de cupons vendidos, economia realizada com as vendas e valor de tíquete médio.

 

De janeiro a junho de 2012, o mercado totalizou mais de 12 milhões de cupons vendidos, a um ticket médio de R$ 60. Foram 83.233 ofertas anunciadas, cujos descontos geraram uma economia de mais R$ 1,4 bilhão nos bolsos dos brasileiros.

 

A maior parte do faturamento acumulado se concentrou no período de abril a junho, representando R$ 428,7 milhões do total, enquanto o primeiro trimestre do ano faturou R$ 303 milhões. O mês que apresentou o melhor faturamento do período foi maio, com a marca de R$ 148,6 milhões.

 

Categorias
As passagens aéreas, cruzeiros e hospedagens com descontos mudaram a maneira de os brasileiros planejarem suas viagens e representaram a principal fonte de ganhos do setor de compras coletivas no primeiro semestre de 2012. Foram R$ 194,6 milhões arrecadados pelo setor de Hotéis e Viagens de janeiro a junho, ou 26,6% do total do período, com ticket médio de R$ 349,25.

A segunda categoria mais representativa foi a de Produtos, com quase R$ 180 milhões faturados. Saúde Beleza e Restaurantes completam os faturamentos acima de R$ 100 milhões no período. Juntos, esses quatro grupos somaram por volta de 85% do total dos ganhos do semestre.

 

Mercados Locais

Na divisão por mercados, o destaque fica com as Ofertas Nacionais, que, como indica o nome, são anunciadas e vendidas no Brasil inteiro. A categoria acumulou R$ 261,2 milhões no primeiro semestre, ou seja, 35,7% do total, vendendo 1,7 milhão de cupons a um ticket médio de R$ 145,21.

Nos mercados locais, que concentram basicamente as categorias de serviços, a cidade de São Paulo detém os maiores índices de faturamento (R$ 120,5 milhões) e de vendas de cupons (2,3 milhões). Em seguida, aparecem Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Salvador, entre outras cidades.

 

Perfil dos Consumidores

O relatório do InfoSaveMe traz, ainda, dados sobre os consumidores de compras coletivas, fruto de um estudo encomendado pelo SaveMe à agência Euro. Realizado com 2.426 pessoas, o levantamento mostra um público majoritariamente feminino (61%), com idade entre 25 e 34 anos e ensino superior completo. Além disso, 44% dos entrevistados entram em sites de compras coletivas diariamente para conferir as ofertas; 55% têm o hábito de ler apenas as ofertas locais, enquanto 42% acompanham tanto as ofertas locais como as nacionais.

 

Projeções para o segundo semestre
Mais do que trazer os números do setor, o estudo do InfoSaveMe reflete um mercado que, passada a euforia do estado de novidade e a marcha lenta da conquista do espaço próprio, atingiu a maturidade e ganhou solidez como parte fundamental do comércio eletrônico brasileiro. A expectativa para o segundo semestre é que o mercado continue trazendo bons resultados e mantenha-se aquecido. O ano de 2011 teve faturamento total de R$ 1,6 bilhão e, para 2012, é projetado um crescimento de 5% a 10%.

 

Sobre o Buscapé Company

Única plataforma completa de digital commerce, o Buscapé Company (www.buscapecompany.com) é direcionado para indústrias de bens de consumo, varejistas, distribuidores, mercado financeiro e agências de publicidade que precisam conectar seus produtos e serviços aos consumidores e dar a estes poder de decisão. Com atuação global e maior time de desenvolvimento de tecnologia de internet da América Latina, começou a operar em 1999 e hoje, com suas marcas, é líder absoluto.

 

Suas principais propriedades são:

 

Sobre o SaveMe (www.saveme.com.br): Foi o primeiro portal agregador de sites de compras coletivas do país. Idealizado por Guilherme Wroclawski e Heitor Chaves, o portal está presente no Brasil, Argentina, Chile, México e Colômbia. Reúne 500 sites de compras coletivas e 30 clubes de compras, somando mais de 10 mil ofertas diárias. A cada mês, o SaveMe recebe 60 milhões de pageviews.

 

 

Buscapé (www.buscape.com.br): líder em comparação de preços, presente no Brasil, México, Argentina, Chile, Colômbia e em mais 17 países da América Latina. O Buscapé compara preços de mais de 10.000.000 de produtos vendidos por 60.000 empresas e é responsável pelo shopping de mais de 100 portais, incluindo Microsoft.

 

Bondfaro (www.bondfaro.com.br): especializado em pesquisa e informações de produtos, o Bondfaro auxilia consumidores a decidirem qual o produto certo a se comprar. Com foco maior no produto, o site oferece vídeos e avaliações de especialistas, assim como dos próprios usuários.

 

QueBarato! (www.quebarato.com.br): líder em classificados gratuitos, o QueBarato! está presente em 28 países, todos de língua hispânica ou portuguesa, permitindo que as pessoas anunciem seus produtos, serviços, automóveis e imóveis de forma rápida, segura, eficiente e gratuita.

 

e-bit (www.ebit.com.br): destaque no desenvolvimento do comércio eletrônico no Brasil sendo reconhecida como a mais respeitada fonte de informações de e-commerce com mais de 11 milhões de pesquisas coletadas desde 2000 em mais de 4.000 lojas virtuais afiliadas. A partir de 2008 amplia sua atuação na América Latina nos seguintes países: Argentina, Chile, Colômbia e México.

 

Pagamento Digital (www.pagamentodigital.com.br): a plataforma de gerenciamento de pagamentos online mais segura da internet. Oferece um meio simples, rápido, de baixo custo e especialmente desenhado para o lojista e para o comprador online. Desta forma, todos podem usufruir o melhor das compras na internet, com a segurança e a praticidade necessárias.

 

Lomadee (www.lomadee.com): plataforma de publicidade online que viabiliza parcerias entre veículos online e anunciantes. Com mais de 100.000 sites cadastrados no Brasil, a Lomadee oferece todas as soluções para a maximização da receita do site e aumento dos ganhos mensais aos afiliados.

 

CortaContas (www.cortacontas.com.br): primeiro site de geração de leads para empresas de seguros e serviços financeiros. Agrega serviços e filtra demanda qualificada na internet, efetivando a distribuição para empresas do setor financeiro.

 

FControl (www.fcontrol.com.br): empresa que atua no controle de risco e prevenção de fraudes para qualquer venda não-presencial, com maior foco no comércio eletrônico. Por meio de dispositivos exclusivos no mercado (redes neurais - inteligência artificial), as ferramentas da FControl visam minimizar um dos maiores motivos de fechamento das empresas do comércio eletrônico: as perdas financeiras com as fraudes.

 

Pagosonline (www.pagosonline.com): oferece em toda América Latina opções de serviços de pagamentos online (locais e internacionais), gateway e serviços de recebimentos/contas a receber para empresas de todos os portes que atuem tanto no mundo digital quanto no ambiente físico. Estes serviços estão alinhados aos mais altos padrões de segurança do Buscapé Company.

 

Confiômetro (www.confiometro.com.br): espaço onde o consumidor pode expressar sua opinião em relação ao atendimento, compra e venda de produtos ou serviços. Estas opiniões são enviadas, via e-mail, às empresas que poderão respondê-las a qualquer momento. Foi criado pelo Buscapé Company em 2008 e funciona como um banco de dados onde é possível verificar a reputação destas empresas.

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