Equipe técnica do IMA afasta risco de explosão em casa

23/08/2012 15:48 - Maceió
Por Redação
Image

As primeiras análises sobre o que teria provocado o aparecimento de fogo no piso de uma casa no bairro do Vergel, em Maceió, indicam a presença de gás metano resultante da decomposição de matéria orgânica. Os técnicos do Instituto do Meio Ambiente (IMA) afirmam que o episódio pode ter sido provocado por uma fossa existente no local e sem duto respirador.

O fenômeno foi registrado essa semana pelos moradores, inclusive com fotografias. O IMA foi notificado na quarta-feira e esteve no local, pela primeira vez, na quinta (23), quando foi verificada a temperatura do solo, colhida as informações dos moradores e aberto um buraco para verificar a presença de gases.

“Esse caso é totalmente diferente das duas casas que apresentaram aquecimento no bairro da Ponta Grossa, porque naquelas não houve registro de fogo e nessa a temperatura de todo o chão está normal, variando entre 25 e 26°C”, comenta Adriano Augusto, diretor-presidente do IMA.

Ele disse ainda que, por precaução, as três pessoas que residem na casa e uma família vizinha foram orientadas a sair de suas residências até que fosse afastado qualquer risco de explosão. À tarde elas puderam retornar. O IMA pediu apoio ao Corpo de Bombeiros que disponibilizou uma equipe para acompanhar toda a operação com equipamento para apagar algum incêndio, caso houvesse necessidade.

A presença de gases foi analisada a partir de um equipamento conhecido como Gástec, disponibilizado por uma empresa particular. Ele indicou que havia metano com nível de 32% de risco de explosão.“Não serão coletadas amostras de água e solo por que o problema foi identificado como sendo causado pela falta de um respirador na fossa. Havia um antes que foi tampado, o gás ficou retido e ao escapar deve ter tido algum gatilho, provavelmente uma bomba de água instalada na sala, sem qualquer tipo de proteção”, explicou Ricardo César, diretor-técnico do IMA.

A equipe do IMA deverá entrar em contato com outros órgãos para que seja feito um esgotamento da fossa e recomenda que a mesma seja desativada, visto que há uma rede de esgoto que passa no local.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..