Alagoas participa de lançamento de plano nacional de exportação

23/08/2012 23:01 - Maceió
Por Redação

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), lançou essa semana o Plano Nacional da Cultura Exportadora, uma iniciativa que visa coordenar e promover ações de desenvolvimento e difusão da cultura exportadora nas unidades da Federação. O Governo de Alagoas foi representado pelo secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, presente na reunião de membros do Conselho Nacional de Secretário de Desenvolvimento Econômico (Consedic).

Para o secretário Luiz Otavio Gomes, a indústria local deve se adaptar para crescer de forma semelhante ao que ocorre no setor sucroalcooleiro alagoano. "Os Estados desenvolvidos não têm uma pauta exportadora concentrada em commodities agrícolas e manufaturas de trabalho intensivo. Há uma pauta de produtos de capital intensivo e de alto valor agregado, com aplicação de tecnologia e inovação que está sendo trabalhada para diversificar nosso rol de exportações" declara.

A secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Tatiana Lacerda Prazeres, responsável pela coordenação do Plano Nacional da Cultura Exportadora, disse que a ideia é ainda desconcentrar, regionalmente, as exportações brasileiras. "Atualmente, 14 estados brasileiros exportam, individualmente, menos de 1% do total comercializado pelo país no mercado exterior. O objetivo é mobilizar e capacitar gestores públicos, empresários de pequeno e médio porte, e profissionais de comércio exterior para aumentar e qualificar a base exportadora", explicou a secretária.

No total, vinte e duas unidades federativas participam do Plano Nacional da Cultura Exportadora, que tem cinco eixos de atuação: cultura exportadora; inteligência comercial e competitiva; ambiente de negócios; diversificação e qualificação de pauta exportadora; e promoção comercial. A partir de agendas de trabalho estabelecidas com os governos estaduais, foram elaborados Mapas Estratégicos (14 estados) e Planos de Ação (08 estados) de Comércio Exterior.

Os Mapas Estratégicos foram entregues aos estados que possuem um número considerável de empresas exportadoras. É o caso, por exemplo, da Bahia e Minas Gerais. Já os Planos de Ação serão implantados nos estados que possuem um ambiente institucional ainda em desenvolvimento, são eles: Acre, Alagoas, Amapá, Paraíba, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins. O Plano Nacional da Cultura Exportadora terá a duração de quatro anos - dois deles sendo destinados a ações de formação, capacitação e sensibilização para os estados ainda em desenvolvimento.

Cursos em Alagoas

Ainda esse ano, como parte das ações, a Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) ofertará a empresários, profissionais liberais e estudantes os cursos de Drawback (24/08); Financiamento à Exportação (21/09); e Carta de Crédito (05/10).

"Nosso Estado possui grande potencial de exportação, temos produtos de grande sucesso como é o caso da própolis vermelha, de itens diferenciados do nosso artesanato, as flores tropicais já cultivadas em grande escala, itens da piscicultura, sem contar cós os produtos que passam a ser fabricados aqui com o fortalecimento da Cadeia Produtiva da Química e do Plástico", conclui o secretário Luiz Otavio Gomes.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..