Samu treina socorristas do interior em emergências obstétricas

22/08/2012 22:08 - Saúde
Por Redação

Socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) das Bases Descentralizadas do interior de Alagoas participaram, nesta terça-feira (21), de treinamento para atendimento em emergências obstétricas.

A aula faz parte do curso de atendimento pré-hospitalar do Ministério da Saúde (MS) em parceria com o Samu através do Núcleo de Educação Permanente (NEP), em Maceió. A iniciativa é destinada a técnicos de enfermagem e condutores socorristas.

“O curso está em seu quarto módulo, de um total de quinze, e prepara os socorristas para atuar em qualquer tipo de situação emergencial pré-hospitalar”, explicou o coordenador do NEP do Samu Maceió, Carlos Adriano Silva dos Santos.

O coordenador ressaltou que entre os conteúdos que serão explorados nas próximas aulas, destacam-se as emergências clínicas cardiológicas, múltiplas vítimas, técnicas básicas de salvamento e resgate, trauma e emergência cirúrgica, emergências metabólicas, respiratórias e toxicológicas; emergências psiquiátricas, transporte aeromédico, aquático e terrestre, além de gestão pública. “O curso é completo e oferece a cada socorrista a noção de como funciona cada aspecto da instituição”, destacou Carlos Adriano.

Neste módulo, os profissionais participaram de aulas teóricas e atividades práticas para garantir o atendimento emergencial obstétrico. Carlos Adriano informou que entre as principais emergências obstétricas atendidas pelo Samu em Alagoas estão as hemorragias pós-parto, doenças hipertensivas e infecções.

Durante o treinamento, os alunos participam de atividades práticas e têm contato com exemplos de casos reais atendidos pelo Samu, aproximando os participantes de sua rotina como socorristas do Samu. “A discussão de atendimentos reais é essencial para que todos os alunos possam entender como funcionam na prática os protocolos de atendimentos que são ensinados em sala de aula”, explica a médica e instrutora do Samu Sandra Gico.

Participaram do curso técnicos de enfermagem e condutores socorristas das bases descentralizadas de Marechal Deodoro, Viçosa, Rio Largo, Coruripe, Maragogi, Murici, Teotônio Vilela, Porto Calvo, São Miguel dos Campos e São Luiz do Quitunde.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..